domingo, 8 de dezembro de 2013

'Xerife' da era Neymar, Durval se despede do Peixe contra o Goiás


Zagueiro de 33 anos, que não terá contrato renovado, faz último jogo pelo clube neste domingo. No elenco, apenas Léo defendeu o Santos mais vezes que ele

Não é só o técnico Claudinei Oliveira que se despede do Santos neste domingo, às 17h (de Brasília), contra o Goiás, no Serra Dourada, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo marca também o último ato do zagueiro Durval vestindo a camisa do Peixe. O jogador, que é o segundo do elenco que mais vezes defendeu o Alvinegro, com 248 partidas (superado apenas por Léo, 454 jogos), será titular ao lado de Gustavo Henrique, defensor que assumiu sua vaga há três meses – Edu Dracena está suspenso.

Durval foi contratado pelo Santos nos primeiros dias de 2010, e assumiu a condição de titular na zaga, formando dupla com Edu Dracena por mais de três anos e meio. Pelo Alvinegro, foram seis títulos, todos na chamada “era Neymar”: três Paulistas (2010, 2011 e 2012), uma Copa do Brasil (2010), uma Recopa Sul-Americana (2012) e uma Libertadores (2011). No período, foi convocado pela primeira vez à seleção brasileira e foi campeão do Superclássico das Américas em 2012.

Em setembro deste ano, no entanto, Durval perdeu a camisa 6 para Gustavo Henrique. Segundo Claudinei, a decisão foi tomada por opção técnica. Insatisfeito, o zagueiro desabafou antes de uma viagem do Peixe a Salvador, dizendo não entender o porquê de ter deixado a equipe e que não via a hora de que o Brasileirão terminasse. No último domingo, após a vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-PR, em São José do Rio Preto (SP), o defensor confirmou que não renovaria o vínculo com o Alvinegro Praiano, que se encerra no dia 31 de dezembro.

O detalhe é que mesmo depois de perder a posição, Durval é um dos santistas que mais atuaram no ano: são 51 partidas, superado apenas por Edu Dracena (55) e Cícero (67). O Sport, time anterior do zagueiro e onde é ídolo, chegou a estar perto de acertar o retorno dele a Recife no meio do ano, mas, de última hora, o "xerife" decidiu cumprir o vínculo com o Peixe até o fim.

Com o zagueiro outra vez entre os titulares, o Santos encara o Goiás: Aranha; Cicinho, Gustavo Henrique, Durval e Eugenio Mena; Alison, Arouca, Cícero e Montillo; Thiago Ribeiro e Geuvânio. O Peixe ocupa o oitavo lugar do Brasileirão, com 54 pontos.

Globoesporte.com

Nenhum comentário: