domingo, 15 de dezembro de 2013

Com Oswaldo de Oliveira, Peixe quer entrar na era moderna do futebol


De acordo com Odílio Rodrigues, presidente em exercício do Santos, novo técnico do clube vai ajudar a deixar para trás métodos tradicionais e adotar a tecnologia

Prancheta? Não, obrigado! Técnico "paizão"? Também não. Para voltar ao caminho dos títulos em 2014, a diretoria do Santos abriu mão de métodos tradicionais e resolveu apostar em um trabalho intimamente ligado a estatísticas e tecnologia. O passo decisivo para transformar o clube que tanto exalta o seu passado vitorioso em um time "moderno" foi a contratação de Oswaldo de Oliveira, técnico adepto de uma metodologia de trabalho comum na Europa já há algum tempo.

- Estamos adotando no Santos uma visão moderna de futebol. Isso contempla tecnologia, metodologia e uso de recursos importantes que hoje estão disponíveis e que os grandes clubes europeus utilizam - explica o presidente em exercício Odílio Rodrigues. 

De acordo com o dirigente do Peixe, Oswaldo de Oliveira é o treinador que melhor se encaixa nesse perfil "moderno" desejado pela cúpula alvinegra. O cartola sugere que o perfil do técnico "paizão" está com os dias contados.

- Procuramos um técnico moderno, que seja atualizado, trabalhe com tecnologia e metodologia, superando a imagem de conselheiro e motivador - que é importante -, mas use os recursos que o Santos tem. O Oswaldo tem essa visão, utiliza scout. Ele preenche o nosso perfil, é atualizado. Acompanhamos o Oswaldo, como outros técnicos, e entendemos que ele é o que o Santos precisa - argumenta Odílio Rodrigues. 
Escolhido para substituir Claudinei Oliveira no comando do Alvinegro, Oswaldo de Oliveira deve ser apresentado no dia 6 de janeiro, quando o elenco inicia os trabalhos para a temporada 2014. O treinador, de 63 anos, vai receber cerca de R$ 400 mil mensais. Será a terceira passagem dele pela Vila Belmiro. Em 1997, ele trabalhou como auxiliar técnico de Vanderlei Luxemburgo. Em 2005, já como treinador, ficou na Vila Belmiro apenas de janeiro a março, e se despediu com bom aproveitamento: em 16 jogos, colecionou nove vitórias, quatro empates e três derrotas.

Santos 'futurista' tem dedo de ex-olheiro de gigante inglês

O perfil moderno do Santos tem o dedo de Sandro Orlandelli, que por mais de uma década foi responsável por garimpar talentos na América do Sul para o Arsenal, da Inglaterra. Ele chegou à Vila Belmiro em meados de 2013 e se tornou um dos homens fortes do futebol alvinegro. Na reunião que definiu a contratação de Oswaldo de Oliveira, ele esteve presente, ao lado do presidente Odílio Rodrigues, do superintendente de futebol André Zanotta e do gerente de futebol Zinho.

Entre os projetos de Sandro Orlandelli no Peixe, está a adoção de um padrão de jogo único, a ser implantado nas categorias de base, desde o sub-11 até o sub-20. O trabalho é liderado pelo gerente da base, Hugo D’Elia Machado, mas tem o ex-olheiro do Arsenal como um dos braços direitos, que defende a adaptação de uma filosofia europeia à realidade do Brasil.

Globoesporte.com

Nenhum comentário: