sábado, 19 de outubro de 2013

Preocupado, Claudinei manterá Montillo como 'falso 9' contra o Náutico


A camisa utilizada por Walter Montillo no Santos continua sendo a 10, mas a função do argentino em campo é de um autêntico centroavante. A estratégia do técnico Claudinei Oliveira não se limita apenas a questões táticas. Isso porque o treinador também levou em conta o condicionamento físico do argentino para mudá-lo de posição.

Montillo, que já sofreu três graves lesões musculares desde que chegou ao Santos no início deste ano, será menos exigido em relação a marcação até a comissão técnica considerar que o argentino esteja 100% recuperado.

"O que acontece é que o Montillo não volta, mas ele não está sendo atacante, só não volta pra marcar. É um 4-2-2-2, com dois abertos, Montillo tendo liberdade, jogando como falso 9, flutuando. Ele não volta enquanto não tiver 100%, sempre ajudou, mas não tem sentido pegar e colocá-lo com função tática de muita marcação. Objetivo é sacrificar ali atrás para quando o Montillo ter a bola resolver", explicou Claudinei Oliveira.

A nova função de Montillo obriga o time a atuar com dois atacantes de velocidade pelas beiradas do campo, já que o argentino atua atrás dos volantes e entre os zagueiros adversários. Nos dois últimos jogos, Claudinei Oliveira optou por Thiago Ribeiro e Everton Costa.

No empate sem gols contra o Internacional, com Montillo na função de "falso centroavante", a equipe sofreu com a falta de criatividade na armação das jogadas. Everton Costa, do lado direito, e Thiago Ribeiro, do lado esquerdo, eram eficientes na marcação dos laterais Gabriel e Kleber, mas não demonstravam a mesma qualidade com a bola nos pés para atacar.

Arouca e Cícero ficam com a função de armadores do time. No entanto, os volantes não têm mesma eficiência para exercer a função e, por isso, Montillo é obrigado a voltar para buscar a bola no meio em algumas situações.

Para o duelo contra o Náutico, o técnico Claudinei Oliveira confirmou os retornos dos laterais Cicinho e Mena. O primeiro cumpriu suspensão automática, enquanto o chileno estava defendendo a seleção de seu país nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014.

"Vamos manter a formação. O Bruno fez boas partidas, o Emerson também deu conta do recado, mas o Cicinho e o Mena voltam naturalmente, por serem os titulares", declarou o treinador.

Desta forma, o Santos entra em campo com a seguinte formação: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alison, Arouca, Cícero e Montillo; Thiago Ribeiro e Everton Costa.

Uol Esporte

Nenhum comentário: