terça-feira, 7 de agosto de 2012

Para voltar à Libertadores, Santos precisa de aproveitamento 'campeão'

Média de quem alcançou a última vaga ao torneio desde 2007 é de 63 pontos. Para chegar lá, Peixe tem que somar 69,4% dos pontos em disputa

O Santos vive um momento delicado no Campeonato Brasileiro. Com 13 pontos após 14 partidas, ocupa apenas o 16º lugar na competição. Mesmo próximo à zona de rebaixamento, o Alvinegro ainda sonha retornar à Libertadores. Mas, para manter a chama acesa, a equipe terá que apresentar, a partir de agora, aproveitamento parecido (até superior) ao que, em 2007, deu o título nacional ao São Paulo - campeão de melhor desempenho dos últimos cinco anos.

Considerando as cinco edições passadas do Brasileirão, a média de pontos conquistados pelo quarto colocado - posição mínima para a vaga na Libertadores - é de 63 pontos. Assim, o Santos teria que somar pelo menos 50 dos próximos 72 pontos ainda em disputa para igualar a marca. Ou seja: ter um aproveitamento de 69,4% nas 24 rodadas que ainda restam na competição - o Tricolor de 2007, à época dirigido pelo mesmo Muricy Ramalho que comanda o Alvinegro, obteve 67,5% dos pontos disputados no título de cinco anos atrás.

Embora exista esperança, o desafio não é fácil. Responsável por uma grande arrancada rumo ao título nacional de 2009, o Flamengo precisou de um aproveitamento menor (62,5%) a partir da 15ª rodada para ser campeão. A campanha rubro-negra, contudo, também era melhor que a atual do Alvinegro: com 14 rodadas já disputadas, o time carioca já figurava em sétimo, com 22 pontos.

Ao mesmo tempo, o santista pode se apegar ao exemplo de outro carioca: o Fluminense. Na 26ª rodada do Brasileirão de 2009, quando bateu o Avaí por 3 a 2 e deu fim a uma série de oito partidas sem vitória, o Tricolor ainda ocupava a lanterna do torneio, com 21 pontos. O rebaixamento parecia inevitável. Para não cair, seria necessária uma reta final digna de campeão. O Flu chegou lá: nas 13 rodadas seguintes, somou 28 pontos - 71,8% de aproveitamento - e escapou da Série B.

Se quiser repetir o aproveitamento do São Paulo de 2007, porém, o Santos precisa melhorar drasticamente seu rendimento dentro e (principalmente) fora de casa. Há cinco anos, por exemplo, o Tricolor obteve 78,9% dos pontos disputados em seus domínios e 61,4% longe do Morumbi

O Peixe de 2012, contudo, tem apenas 55,5% de aproveitamento na Vila Belmiro - fruto dos quatro empates em seis jogos feitos em seu estádio - e ínfimos 12,5% quando joga longe da Baixada. Como visitante, além de ainda não ter vencido no Brasileirão (foram três empates), o Alvinegro sequer marcou gols.

Nesta quarta-feira, às 21h50, o Santos volta a jogar na Vila - recebe o Cruzeiro, pela 15ª rodada da competição. No final de semana, encara o Atlético-GO no Pacaembu, também com o mando de campo. Duas partidas em casa consecutivas. Duas oportunidades para dar a volta por cima e manter viva a chama da esperança de retornar à Libertadores no ano que vem.

Globoesporte.com

Nenhum comentário: