quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Mais assíduo do ano, Durval é 'peça rara' do sempre desfalcado Santos

Jogador com mais partidas do elenco, zagueiro de 31 anos e apenas uma lesão desde 2010 disputará, contra o Cruzeiro, 40ª partida na temporada

Durval é discreto. Tímido, não é conhecido por dar declarações polêmicas ou entrevistas marcantes. E é assim desde 2010, quando chegou à Vila Belmiro e se tornou titular absoluto na zaga do Santos. Em meio aos seguidos desfalques que marcam o Alvinegro desde o começo do ano, o camisa 6 seguiu firme e forte no time de Muricy Ramalho. Não à toa, é o santista com mais atuações no ano.


A marca foi atingida, de forma isolada, no último domingo, na derrota por 3 a 0 para o Náutico, no Estádio dos Aflitos. Na ocasião, Durval chegou a 39 partidas na temporada, superando Arouca (38), com quem dividia o posto - o volante estava suspenso pelo terceiro amarelo. Nesta quarta-feira, às 21h50m, contra o Cruzeiro, o zagueiro disputará seu 40º jogo pelo Santos em 2012. Um índice significativo, considerando que esta será a 50ª partida da equipe no ano - o zagueiro, portanto, terá marcado presença em 80% dos jogos do Peixe.

A regularidade do defensor, porém, não se limita a 2012. Desde 2010, quando o Santos o trouxe do Sport, Durval já esteve em campo em 173 das 200 partidas disputadas pelo Alvinegro no período - um aproveitamento de 86,5%. No elenco, é o terceiro que mais vezes vestiu a camisa do clube, superado apenas por Neymar (190, desde 2009) e Léo (415, somando as duas passagens). Com isso, assumiu ainda a função de líder da zaga santista após a lesão do companheiro e capitão Edu Dracena.

Parte da sequência de jogos emplacada por Durval passa pela resistência física do atleta, mesmo já aos 31 anos. Em dois anos e oito meses de Santos, o zagueiro se contundiu somente uma vez - e justamente em 2012. Em fevereiro, antes da partida contra o Botafogo-SP pelo Campeonato Paulista, o defensor sentiu a panturrilha e foi vetado da partida. Poupado também diante do Linense, retornou à equipe contra o The Strongest, da Bolívia, pela Libertadores.

Titular das últimas cinco conquistas do Alvinegro Praiano (tricampeonato paulista, Copa do Brasil e Libertadores) e acostumado a ser campeão - em 2012, obteve seu 10º título estadual consecutivo -, Durval só não conseguiu repetir pelo Santos, ainda, o perfil goleador que marcou sua carreira até 2010. Um dos zagueiros com mais gols marcados em atividade no Brasil (são 64 até o momento), o jogador foi às redes só quatro vezes desde que chegou ao Peixe.

Globoesporte.com

Nenhum comentário: