sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Com 1,90m, Ewerton Páscoa vira opção para a bola aérea de Muricy

Segundo homem de linha mais alto do Peixe, defensor aposta na estatura para ganhar espaço na equipe, uma das que mais cruzam bolas no torneio

Não é raro o técnico Muricy Ramalho promover treinamentos específicos de cruzamentos para a área, seja defensiva ou ofensivamente. A estratégia não soa estranha em se tratando do treinador, considerando o histórico vitorioso de Muricy no São Paulo tricampeão nacional entre 2006 e 2008, clube onde consagrou o estilo apelidado de "Muricybol".

Os números confirmam o presenciado rotineiramente no CT Rei Pelé, já que o Peixe é o quinto time que mais alça bolas na área no Campeonato Brasileiro, com 177 cruzamentos. Após treze rodadas, o Alvinegro só é superado por Corinthians (225), Cruzeiro (211), Botafogo (193), Atlético-MG (185) e Portuguesa (185).

Até por isso, ganha ainda mais força a provável presença de Ewerton Páscoa entre os titulares do Santos para o jogo deste domingo, às 18h30, contra o Náutico, pela 14ª rodada do Brasileirão. O zagueiro - que também atua como volante - é o favorito para ocupar uma das vagas do meio-campo deixadas por Arouca e Adriano, suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

A entrada de Ewerton Páscoa dá ao Peixe um ganho razoável no jogo aéreo, já que o defensor é o segundo jogador de linha mais alto do elenco, com 1,90m - superado apenas pelo zagueiro Gustavo Henrique, com 1,93m. O próprio Páscoa admite que a altura o favorece e a vê como trunfo na luta por posição.

- Com certeza, ganhamos na bola aérea (com a minha entrada). Sei que tenho um bom cabeceio. Trabalho para ter um grande aproveitamento atrás, mas também para quando subir ao ataque. Comigo em campo, o Santos ganha mais um jogador alto para a área e fica mais forte - analisa o defensor.

Não que Ewerton Páscoa seja exatamente um "defensor-artilheiro". Afinal, ao longo de sua passagem pelo Guarani, marcou apenas dois gols - ambos de cabeça - nas vitórias por 3 a 0 sobre o Grêmio Barueri, pela Série B do Brasileirão de 2011, e 2 a 0 ante o Mirassol, no Campeonato Paulista deste ano.

Com Páscoa no meio, a provável equipe que enfrentará o Náutico ainda teria como possíveis homens de área jogadores como os zagueiros Bruno Rodrigo (1,86m) e Durval (1,85m), o volante Henrique (1,80m) e o atacante Bill (1,85m). Isso porque João Pedro (1,84m), David Braz (1,87m) e Dimba (1,79m) ainda podem ser opções no banco de reservas.

Pelo alto ou por baixo, no entanto, o Santos ainda busca fazer de vez as pazes com o gol. Afinal, antes de retomar o rumo das vitórias ao derrotar a Ponte Preta por 2 a 1 no último domingo, o Peixe vinha de quatro partidas sem ir às redes. Diante do Náutico, além de ratificar o reencontro com o gol, o Alvinegro buscará fazer seu primeiro tento como visitante no Brasileiro.

- Hoje o time está precisando fazer gols. Vínhamos marcando poucos, mas na última partida isso já mudou. E creio que vai continuar mudando - aposta Páscoa.

Globoesporte.com

Nenhum comentário: