quinta-feira, 23 de junho de 2011

O mundo quer ver! Santos e Barcelona perto do sonhado duelo


Campeões continentais, equipes que converteram técnica e futebol bonito em títulos têm tudo para se enfrentar no Japão



Finalmente, aconteceu. Ou melhor: vai acontecer. Santos e Barcelona (ESP) são os campeões continentais da temporada e têm tudo para se enfrentar em dezembro, em Yokohama, no Japão, pelo Mundial de clubes. O jogo, para muitos que torceram por sua realização, será a chance de colocar, lado a lado, duas equipes que se destacam pela técnica.


Antes de chegarem a um provável enfrentamento, Santos e Barcelona terão de vencer os primeiros jogos da competição. Auckland City, da Nova Zelândia, e o Monterrey, do México, já estão classificados. Os outros dois lugares serão ocupados pelos campeões da Liga dos Campeões da AFC (Ásia), da Liga dos Campeões da CAF (África), e do Campeonato Japonês (país sede).

Até dezembro, Muricy Ramalho e Pep Guardiola se estudarão, em busca de brechas nas equipes campeãs continentais. Hoje, as duas equipes atuam em esquemas semelhantes, próximos ao 4-2-3-1. No time da Vila Belmiro, Paulo Henrique Ganso rege o setor ofensivo, movimentado pelo brilho da joia Neymar. Do lado do Barça, a organização tática da equipe, cultivada da mesma maneira há quase dez temporadas, encontra um futebol próximo da perfeição quando somada à qualidade técnica de Xavi, Iniesta e Messi.


Neste espelho dos campeões continentais de 2011, muito trabalho até a data da provável partida, em Yokohama, e poucas falhas a serem encontradas. O Barcelona pode ter até algumas alteração na linha defensiva, com a inclusão do também argentino Mascherano e a saída de Abidal ou Puyol. Na Vila, Muricy pede reforços. O técnico quer mais opções para o setor defensivo e alternativas para as eventuais ausências dos craques Ganso e Neymar.





O sonhado duelo vem aí...


Além disso, o comandante santista espera também não perder seus principais jogadores. Ganso, que já declarou o desejo de se transferir para a Itália, deve sofrer assédio na próxima janela de transferências, em julho. Jonathan é outro que poderá ter destino semelhante. Neymar, dado como certo no Real Madrid pela imprensa espanhola, também sofrerá assédio.

A chance de vestir a camisa do Real Madrid, rival do Barcelona, poderia até adiantar o clássico entre Neymar e o clube catalão. Antes até desta possibilidade, a joia santista, Ganso e Elano terão a chance de enfrentar o argentino Lionel Messi, camisa 10 do Barça, pela Copa América, em Buenos Aires.


De junho até a data do confronto, que admiradores do futebol tanto pediram, o Santos trabalhará para atingir a "perfeição" do Barcelona. Em dezembro, o Japão tem tudo para receber o confronto entre os campeões mundiais que converteram a técnica e o futebol bonito em sucesso.




Lancepress

Nenhum comentário: