Diretoria quer contratar e base espera honrar tradição santista em ano importante, com Copa Libertadores
O Santos está acostumado a montar grandes times usando as categorias de base. Foi assim com Diego e Robinho em 2002 e Neymar e Ganso em 2010. A nova geração do Peixe está de olho em um espaço no time de Adilson Batista, mas a concorrência em 2011 será acirrada.
A diretoria quer contratar para tentar repetir o sucesso deste ano. Elano já chegou, um reforço de Seleção é cobiçado pelo presidente, Charles está próximo e há uma lista extensa de especulações. A diretoria já manifestou interesse em ter mais um goleiro e um atacante de primeira linha para jogar com Neymar.
A chegada de mais um lateral-direito também já esteve em pauta.Do outro lado, a garotada da base quer manter a fama vencedora e mostrar serviço. Eles começaram a treinar para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, torneio que serve de cartão de visitas para os jovens tentarem lugar entre os profissionais. A meta, logicamente, é ser campeão, mas melhor ainda se for sob os olhares de Adilson.
– Pensamos, sim, em dar uma boa impressão, mas nosso objetivo é ser campeão. Para muitos de nós, esse é o momento certo de subir. Claro que agora vai ser mais difícil, estão chegando mais jogadores, mas precisamos buscar nosso espaço e o primeiro passo é na Copa São Paulo – disse o atacante Dimba, tido como um das promessas.A garotada já deu uma boa impressão neste ano, quando o Santos foi vitorioso também na base.
O Peixe foi campeão da Eurofarma e vice da Copa Cotif, superando grandes clubes, como Villareal (ESP), Valencia (ESP), Sevilla (ESP), Boca Juniors (ARG), entre outros. O time sub17 ainda foi campeão paulista.Há garotos que têm até experiência internacional, como se exige na Copa Libertadores. O meia Geovane passou por dois períodos de treinamento no Arsenal (ING) e é uma das apostas do Peixe. Ele, por sua vez, aposta na Copa São Paulo para desbancar os experientes.
– Não sei se será mais difícil subir. Vai ser mais concorrido, sem dúvida. Tem jogadores chegando, o Charles está perto, mas o primeiro passo é mostrar trabalho. O Santos tem uma tendência em se dar bem com quem é da base, isso também deve ser considerado – comentou Geovane.O Peixe está atrás de reforços, mas se quiser apostar na tradição, a base quer mostrar serviço.
Revelações do Peixe
Quem pode aparecer em 2011
Geovane (M), Dimba (A) e Tiago Alves (M) são os mais cotados. Felipe Anderson foi promovido mais cedo.
Em 2010
Rafael Caldeira (Z) e Alan Patrick (M)
Em 2009
Neymar (A), André (A), e Rafael (G)
Em 2008
Ganso (M), Breitner (M), Carleto (LE), Tiago Luís (A) e Vladimir (G)
Com a palavra, Narciso, técnico do Santos na Copa São Paulo:
Nestes últimos anos lançamos uma série de garotos para o time de cima. Neymar, Ganso e André foram os grandes destaques, mas muitos subiram neste período em que fiquei com a base.
Essa geração também pode ter jovens no time de cima, mas com o grupo que está sendo preparado a concorrência será maior. Acho bom o Santos se reforçar, mas temos tradição com jogadores da base. Costumamos vencer com garotos e, se for para apostar, há várias possibilidades neste grupo.
Essa geração também pode ter jovens no time de cima, mas com o grupo que está sendo preparado a concorrência será maior. Acho bom o Santos se reforçar, mas temos tradição com jogadores da base. Costumamos vencer com garotos e, se for para apostar, há várias possibilidades neste grupo.
É evidente que esse ano é muito importante para o Santos, por isso estão procurando se reforçar bastante. Quem está comigo sabe que a Copa São Paulo é importante, embora haja jogadores muito jovens, alguns de 16 anos, que devem ficar conosco por um pouco mais de tempo.
Este time é diferente dos outros, até porque tínhamos em outros anos André, Neymar, Ganso e Alan Patrick, que subiram mais rápido ao time principal
Eram equipes em que vários tinham capacidade para decidir individualmente, em um lance, o que acabou agilizando a ascensão deles. Neste time há quem possa fazer isso. São características diferentes, mas eles podem servir o time de cima.
Lancepress
Foto: Ivan Storti
Nenhum comentário:
Postar um comentário