sábado, 9 de outubro de 2010

Ainda sonhando com título, Peixe e Furacão fazem duelo decisivo na Vila


Distância para os líderes do Brasileirão é grande, mas as duas equipes seguem sonhando com uma arrancada nas últimas rodadas


Fluminense e Corinthians vêm tropeçando e aumentando as esperanças de quem vem atrás na tabela do Brasileirão. O Cruzeiro se aproveitou e já pulou à frente do Timão, assumindo a segunda colocação. Santos e Atlético-PR tentam seguir nesse embalo. As duas equipes ainda têm esperança de colar na ponta da tabela e, para isso, planejam vitória no confronto deste sábado, às 18h30m (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pela 29ª rodada do campeonato.


O Peixe vem com moral. Atropelou o líder na última quarta-feira, vencendo no Rio, por 3 a 0. Já o Furacão vive um momento de instabilidade. Perdeu o técnico Paulo César Carpegiani para o São Paulo e já acumula dois jogos sem vitórias e sem gols: empates em 0 a 0 com o Cruzeiro e o Vasco.


O time paranaense está em quinto lugar, com 43 pontos. Já os santistas, com 42, está em sétimo, mas com um jogo a menos que o rival. Flu tem 52, Cruzeiro, 51.


Felipe Gomes da Silva (RJ) apita a partida. Ele será auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ). O Premiere Esportes transmite o duelo. Você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.


O que está em jogo


Santos: como já tem vaga garantida na Taça Libertadores, por ter conquistado a Copa do Brasil, ao Peixe só interessa chegar em primeiro lugar. Para isso, precisará tirar os dez pontos de diferença para o Fluminense em 11 jogos (o time da Vila Belmiro tem um jogo a mais para cumprir que os cariocas). Missão bem complicada. Uma vitória contra o Atlético-PR mantém vivo o sonho do título.


Atlético: o clima é de que ainda há chances de chegar à Libertadores. Mas a troca de treinador e a queda de desempenho do ataque, que marcou três vezes em cinco jogos - e passou em branco nas últimas duas rodadas -, preocupa o Furacão. São seis pontos para o Corinthians, o terceiro colocado. Título, nem se fala mais na Arena. Com uma vitória, o time de Sérgio Soares pode passar à quarta posição e se colocar em ótima condição para duelar com o combalido Goiás em casa. Se perder, o oitavo posto o espera.


Escalações


Santos: O técnico Marcelo Martelotte vai repetir a escalação da vitória contra o Fluminense, repleta de reservas. Como o pessoal que veio do banco deu conta do recado (ao todo, são dez desfalques), o treinador não se mostra preocupado em apostar mais uma vez numa equipe alternativa. Eis a escalação santista: Rafael, Pará, Vinícius Simon, Durval e Léo; Arouca, Danilo, Roberto Brum e Alan Patrick; Zé Eduardo e Neymar


Atlético: recuperado de lesão, Branquinho volta ao time no lugar de Maikon Leite, suspenso. Olberdan ganha nova oportunidade, uma vez que Deivid segue entregue ao departamento médico. Outra ausência será o atacante Bruno Mineiro, também lesionado. Com Neto servindo à Seleção Brasileira, João Carlos segue no gol. Sérgio Saores deve mandar a campo o seguinte time: João Carlos; Elder Granja, Rhodolfo, Manoel e Paulinho; Chico, Olberdan, Paulo Baier e Branquinho, Ivan Gonzalez e Nieto.


Quem está fora


Santos: são dez jogadores vetados pelo departamento médico por contusão. Os mais recentes desfalques do time titular são: Marquinhos (lesão muscular na coxa esquerda), Edu Dracena (derrame no joelho direito) e Marcel (lesão muscular na coxa esquerda). Também viraram problemas na última terça-feira, o zagueiro Bruno Aguiar (dores no tornozelo esquerdo) e o goleiro reserva Felipe (entorse no joelho direito). Além deles, Keirrison, Madson, Rodriguinho, Paulo Henrique Ganso e Bruno Rodrigo já estão fora do time há mais tempo.


Atlético: impedido de enfrentar o Santos por motivos contratuais, Maikon Leite forçou o terceiro cartão amarelo contra o Vasco e não joga. O goleiro Neto está com a Seleção Brasileira e Guerrón com a equatoriana. Os volante Deivid e Vitor e o atacante Bruno Mineiro, lesionados, também são desfalques.


Fique de Olho


Santos: Zé Love está cheio de moral. Marcou os três gols do Peixe contra o Fluminense, ganhou a posição de titular no time e agora espera repetir a dose.Atlético: o atacante argentino Federico Nieto é certeza de perigo nas jogadas aéreas. Contra o Vasco, o jogador levou perigo ao goleiro Fernando Prass em pelo menos três oportunidades.


O que eles disseram


Santos: Marcelo Martelotte: “Desde que assumi, venho falando que o Santos pode chegar ao título. É tudo o que nos interessa neste momento. O Atlético é um concorrente direto e vencê-los é fundamental”.


Atlético: Sérgio Soares (técnico do Atlético-PR): "Todos clubes até o Santos (sétimo colocado) têm todas as condições de brigar pelo título. Está tudo muito igual. Prova disso é que o Fluminense e Corinthians perderam na última rodada. Ainda faltam dez jogos"


Números e curriosidades


O Santos leva vantagem sobre o Atlético-PR no histórico de confrontos pelo Brasileirão. São 28 jogos, com 14 vitórias santistas, nove empates e cinco triunfos paranaenses. O Peixe marcou 45 gols, contra 30 do Furacão.
- Todas as cinco vitórias do Atlético foram na Arena da Baixada. O Furacão nunca venceu o Santos no estado de São Paulo.
- A média de gols nos confrontos entre Santos e Atlético pelo Brasileirão é de 2,6 jogos. Jamais houve um empate sem gols entre as duas equipes.

Globoesporte.com

Nenhum comentário: