segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Após dois títulos, Santos busca fechar o ano perfeito


Campeão paulista e da Copa do Brasil, Peixe quer mais dois títulos para marcar história


Primeira missão cumprida: Paulistão e Copa do Brasil! Agora, para entrar na História, o Santos busca forças para levar o Brasileirão. Com números avassaladores na temporada, o Peixe até pode sonhar mais alto, com a Sul-Americana, com a Quádrupla Coroa...


O feito não é inédito para o clube, já ocorreu três vezes – em 1962, 1963 e 1968 –, há 42 anos.
Com 50% do objetivo alcançado, o time ainda corre atrás do prejuízo no Brasileirão. A reação já começou, nas vitórias contra São Paulo e Grêmio Prudente. Na Sul-Americana, a estreia, contra o Avaí, será nesta quinta-feira, no Pacaembu.


Coincidentemente, mas a primeira quadra do Peixe veio justamente no ano de títulos inéditos: a Libertadores e a Taça Brasil, em 1962.– Foi um ano de conquistas, o Santos era a Seleção: eu, Mengálvio, Pelé, Coutinho, Zito e Mauro Ramos – diz Pepe, ex-ponta-esquerda.


No sonho de repetir o feito, o Santos ainda teme um desmanche. André e Robinho já se foram. Para piorar, Neymar, Ganso e Wesley são os novos alvos dos europeus.


– Se perder peças importantes vai ser mais difícil, mas o trabalho é bem feito e o Santos sempre pode apostar na base – explica o Canhão da Vila.


Nessa década, o Cruzeiro, em 2003, e o São Paulo, em 2005, foram os que passaram mais próximos, com a conquista da Tríplice Coroa, enquanto na Europa, o feito surge com mais frequência.


– Conquistei quatro títulos com o Manchester na mesma temporada e acredito que o Santos tenha condições, mas precisará manter seus principais jogadores. É preciso um elenco forte – afirma Rafael, lateral do Manchester United (ING), campeão de quatro títulos em 2008.


Desafio para os Meninos da Vila: o tetra da Quádrupla Coroa!


Títulos - 1962:Taça Brasil, Libertadores, Paulistão e Mundial
Títulos - 1963:Taça Brasil, Rio-S.Paulo, Libertadores eMundial
Títulos - 1968Paulistão, Robertão, Recopa Sul-Americana e Recopa Mundial


Os europeus supercampeões


Barcelona

Em 2009, Barcelona (ESP), na primeira temporada de Pep Guardiola à frente do clube, levou seis títulos: Espanhol, Copa do Rey, Liga dos Campeões, Supercopa da Europa, Supercopa Espanhola e Mundial, o primeiro da História do clube, diante do Estudiantes (ARG). Temporada coroou Lionel Messi como o melhor do mundo. Atacante fez nada menos do que 38 gols. Além de Messi, destaque para o meio de campo com Xavi, Iniesta e Touré.


Manchester United

Depois de quase dez anos, equipe voltou a conquistar uma Liga dos Campeões, em 2008. Além disso, levou o Campeonato Inglês, a Supercopa da Inglaterra e o Mundial, comandado por Cristiano Ronaldo, eleito o melhor do mundo.PortoComandado pelo técnico José Mourinho, time surpreendeu e levou a Liga dos Campeões da Europa, em 2004. Campeonato Português, Supertaça de Portugal e Mundial fecharam a Quádrupla. Carlos Alberto, hoje no Vasco, era titular.


Bayern de Munique

Com Élber, Effenberg, Paulo Sérgio e Kahn, Bayern levou quatro títulos em 2001: Campeonato Alemão, Liga dos Campeões, Supercopa da Alemanha e Mundial. Decisão do título da Liga foi nos pênaltis, contra o Valência (ESP).


Inter de Milão

A exemplo do Barcelona (ESP), pode chegar a seis títulos no ano. Já ganhou o Campeonato Italiano, a Copa da Itália e a Liga dos Campeões e disputará a Supercopa da Europa, da Itália e o Mundial.
Lancepress

Nenhum comentário: