O revés para o Atlético-MG, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, provocou nos santistas uma sensação até então inédita nesta sua empolgante temporada. Afinal, o time de Robinho, Ganso e Neymar entrará em campo contra o Santo André, neste domingo, para decidir o Campeonato Paulista, com um status bem diferente do que estava acostumado.
Na partida de ida da final da competição, o Santos chegou ao Pacaembu com o prestígio de quem eliminara o São Paulo com um convincente 3 a 0. Se não fez acender a luz amarela, os 3 a 2 ante a equipe mineira geraram um clima mais cauteloso na Vila Belmiro. A atuação ruim no Mineirão e o péssimo primeiro tempo contra o próprio Santo André tiraram um pouco da constante euforia dos meninos da Vila.
A situação do Santos, tanto no Estadual quanto na Copa do Brasil, é confortável. Pode até perder por um gol de diferença no domingo para erguer seu 18º titulo paulista. E, na quarta, se ganhar por 1 a 0 ou 2 a 1, chegará à semifinal da competição nacional. Por isso, jogadores nem pensam na possibilidade relaxar neste momento e ver um primeiro semestre até aqui impecável ser desmoronado com dois novos tropeços.
‘Nós sabemos que o Santos não é imbatível. Ainda vamos encontrar muita dificuldade daqui para frente. Ontem [quarta-feira], o Atlético jogou melhor e mereceu a vitória. E agora todos os times estão querendo vencer o Santos, o que dificulta para nós’’, disse o volante Arouca, que citou o cansaço da equipe como um dos motivos para os ‘apagões’’ do time.
A respeito do jogo em Belo Horizonte, onde o Atlético chegou a abrir 2 a 0 e depois 3 a 1, Arouca apontou muitas falhas na equipe. ‘Nosso time começou o jogo de maneira sonolenta, não conseguíamos marcar o meio de campo do Atlético nem conter a empolgação deles.’’
Uma frase de Ganso após o jogo em Minas soou como autoafirmação neste momento decisivo. ‘Dá para ser campeão domingo e se classificar [na Copa do Brasil] na quarta-feira.’’
Neymar volta
Uma boa notícia para os santistas é a confirmação da volta do atacante Neymar. Ele voltou a treinar nesta quinta-feira, usando um estiloso óculos de proteção, que deve usar também na partida contra o Santo André.
‘Se a evolução for boa, vou jogar sem óculos’’, disse Neymar, substituído no intervalo do jogo contra a equipe do ABC após dar uma dedada no próprio olho direito, causando sangramento interno. Durante sua entrevista, era possível ver uma vermelhidão no olho.
Confiante, Neymar minimizou a queda de rendimento do Santos. ‘É um time muito bom, que joga um futebol muito alegre. O Santos está bem do goleiro até o último atacante.’’
Dois gumes
Para o elenco do Santo André, o favoritismo do Santos poderá ser desfavorável para os rivais na final. “No primeiro jogo, eles achavam que resolveriam a partida na hora que quisessem. Mas futebol não é assim”, disse o volante andreense Gil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário