quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Irregular, Santos estuda re-editar tática 'milagrosa' do Nacional

Márcio Fernandes entende que o Santos só escapou do rebaixamento do Brasileirão após implantar esquema 4-4-2, com três volantes, estratégia que teria oferecido maior proteção defensiva.

Insatisfeito com o rendimento do time no Campeonato Paulista e pressionado após goleada sofrida contra o Palmeiras, o treinador tenta estancar os seguidos problemas na zaga e pretende reutilizar o esquema tático de 2008 já diante do Marília, quinta-feira, no interior.

No lugar do meia Lucio Flavio, que passará por "reciclagem" física por tempo indeterminado, Márcio Fernandes estuda aproveitar o volante Adriano, formando trio defensivo com Germano e Rodrigo Souto no meio-campo. Apenas Róbson atuaria na meia."Fui criticado quando usei três volantes no Brasileiro, mas essa formação deu maior estabilidade ao time.

Nós nos saímos bem com três volantes em alguns jogos. É uma formação que me agrada. Não que eu tenha já definido. Mas estamos amadurecendo a ideia, pensando em utilizar", revela o técnico. Nos últimos quatro jogos no Paulistão, o Santos venceu apenas uma vez (2 a 0 no São Caetano), acumulando duas derrotas e um empate. É o 7º colocado, com 10 pontos, cinco a menos que o líder Palmeiras.

A adoção do esquema com três volantes tem como meta reparar erros de posicionamento, sobretudo no avanço em bloco para o ataque, expondo a defesa santista. Apesar de acenar a utilização do sistema 4-4-2 "cauteloso", Fernandes frisa que o Santos pode ser perfeitamente ofensivo adotando tal formação.

"Com maior proteção dos volantes, o time pode ficar mais equilibrado para atacar", argumenta.Utilizado durante o clássico contra o Palmeiras, o volante Germano ganhou vaga entre os titulares, substituindo Roberto Brum, lesionado.

Uol Esporte

Nenhum comentário: