quinta-feira, 18 de julho de 2019

Desempenho como visitante vira aliado do Santos em bom início de Brasileirão; veja números

Peixe venceu três das cinco partidas que disputou fora de casa, uma a menos que em todo o campeonato do ano passado

Por Globoesporte.com

Ao ganhar do Bahia por 1 a 0 no último sábado, em Salvador, o Santos chegou à terceira vitória em cinco jogos disputados como visitante no Campeonato Brasileiro.

Fora de casa, o Santos venceu até aqui Grêmio (2 a 1), Ceará (1 a 0) e Bahia (1 a 0). Além disso, empatou com o CSA (0 a 0). A única derrota do Peixe como visitante no Brasileirão deste ano foi justamente contra o Palmeiras (4 a 0), líder da competição.

Os 66,6% de aproveitamento ajudam a equipe comandada pelo técnico Jorge Sampaoli a ficar na cola do Palmeiras e ter a melhor campanha da história do Santos na era dos pontos corridos (desde 2003).

Os bons números fora de casa fazem o Santos quase igualar a quantidade de vitórias como visitante no Brasileirão do ano passado, quando, em 19 partidas, venceu apenas quatro, uma a mais que na atual temporada. Na década, foi em 2016 que o Peixe mais ganhou longe de casa. Veja na tabela abaixo:

O Santos como visitante no Brasileirão na década

Ano Vitórias fora de casa
2019 3 (em cinco jogos)
2018 4 (em 19 jogos)
2017 5 (em 19 jogos)
2016 7 (em 19 jogos)
2015 1 (em 19 jogos)
2014 5 (em 19 jogos)
2013 5 (em 19 jogos)
2012 5 (em 19 jogos)
2011 5 (em 19 jogos)
2010 5 (em 19 jogos)

Fonte: GloboEsporte.com

Uma das propostas de Sampaoli foi deixada clara logo após a vitória contra o Bahia: o argentino quer que o Santos tenha a mesma postura (e seja ofensivo) tanto dentro quanto fora de seus domínios.

– Vamos tentar lutar a cada partida. Quero ganhar, não importa onde seja. Vamos ver no futuro (se será campeão). Importante é jogar com a mesma proposta em casa e fora – afirmou Sampaoli.

O discurso foi repetido por atletas do elenco:

– Time que quer ser campeão precisa ganhar fora de casa, independentemente do adversário. Nossa equipe pensa jogo a jogo. Cada jogo tem que ser uma final. Precisamos vencer para sonhar com o título. Isso nos mantém perto do líder – disse Marinho.

– Temos que manter a regularidade para que a gente possa brigar lá em cima. Temos que jogar dentro e fora de casa do mesmo jeito. É isso que o professor Sampaoli tem pedido para nós. Precisamos manter essa sequência boa para que no final do ano possamos brigar pelo título – concordou Diego Pituca, em entrevista ao site oficial do Santos.

Sampaoli e elenco do Santos em treino no CT Rei Pelé — Foto: Ivan Storti/Santos FC

O próximo jogo do Santos é como visitante. O Peixe encara o Botafogo, neste domingo, às 11h (de Brasília), no estádio Nilton Santos, pela 11ª rodada do Brasileirão.

O jogo entre Botafogo e Santos terá transmissão ao vivo do Premierepara todo o Brasil com narração de Daniel Pereira e comentários de Ana Thais Matos e Roger Flores. O GloboEsporte.com acompanha em tempo real, com vídeos, e traz entrevistas dos dois times após o jogo, ao vivo.

O elenco comandado por Sampaoli é vice-líder, com 23 pontos, três a menos que o Palmeiras, e tem a semana livre para se preparar para o compromisso no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: