terça-feira, 4 de novembro de 2014

"Corredor de fogo", festa e otimismo: santistas preparam caldeirão para 4ª


Torcedores se aprontam para fazer barulho na decisão contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil. Clube exibirá vídeos de vitórias sobre os mineiros e viradas marcantes

A derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro, no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, em vez de desanimar, inflamou a torcida do Santos. Os ingressos para o jogo de volta, nesta quarta, às 22h (horário de Brasília), na Vila Belmiro estão esgotados, e o estádio terá, possivelmente, seu maior público em 2014. A procura do torcedor e o otimismo se justificam, tanto pelo histórico recente de viradas em casa quanto pelo retrospecto positivo quando jogou em seus domínios no ano.

A mobilização começou na quinta-feira, dia seguinte ao tropeço no Mineirão. Nas redes sociais, foi criado o evento “Festa na Vila Belmiro”, com o intuito de convocar a torcida para fazer festa na recepção ao ônibus do time e nas arquibancadas do estádio. “Leve seu apito, bandeira, faixa e vamos juntos ajudar o Santos a ir para a final da Copa do Brasil”, diz a mensagem do evento, que até domingo tinha presença confirmada de mais de mil santistas, de diferentes lugares.

Um dos que estarão na Vila nesta quarta-feira é Antonio Carlos Ariberti Ramos, de 33 anos. Natural de Mogi Guaçu, interior de São Paulo, ele mora em Curitiba desde 2006. A distância não afetou o amor pelo Santos. Pelo contrário. Mesmo vivendo a 400 km do litoral paulista, ele costuma marcar presença nos jogos do Peixe ao menos uma vez por mês. Para a decisão, Ariberti levará um grupo de quase 50 torcedores da capital paranaense à Baixada.

- Nós viajamos até para jogos que nem são tão importantes, o que dirá para o desta quarta, que é especial? E se chegarmos à decisão, será para sairmos de Curitiba com até quatro ônibus cheios (risos) - afirmou o santista, que pretende motivar os companheiros de viagem com vídeos de vitórias do Peixe.

- Quero ver se levo, para essa viagem, os vídeos das viradas contra o Atlético-MG e o Grêmio, em 2010, quando fomos campeões da Copa do Brasil. Tudo para estimular o pessoal - revelou ele, que aposta em uma vitória por 3 a 0 na Vila e em Leandro Damião como herói alvinegro.

Além disso, um grupo de torcedores arrecadou, no último domingo, antes do jogo contra o Inter, pelo Brasileirão, dinheiro para a compra de sinalizadores e fogos. Segundo Alexandre Cruz, um dos responsáveis pela arrecadação, a ideia é mobilizar os alvinegros para fazer um “corredor de fogo” com os sinalizadores, acompanhando o ônibus do time até a entrada dos vestiários.
- (No domingo) Arrecadamos em torno de R$ 2 mil. Com isso, conseguiremos em torno de 700 sinalizadores. A ideia é chegar a três mil e reunir pelo menos 1.500 pessoas nesse corredor. Nós já fizemos isso em jogos da Libertadores, mas será inédito na Copa do Brasil - disse Cruz.

O Santos também prepara ações para inflamar o torcedor antes da decisão. O clube estuda entregar, na entrada da Vila, baquetas para que os santistas possam fazer barulho durante o jogo. Nas horas que antecederem a partida, o placar eletrônico mostrará alguns vídeos com imagens de viradas recentes do Alvinegro e vitórias sobre o próprio Cruzeiro, editados pela Santos TV.

Durante a partida contra o Inter, no domingo, o telão da Vila apresentou os gols das últimas três vitórias santistas contra a Raposa: o 1 a 0 de 2011, em Santos (com gol de Borges, hoje no time mineiro), e os 4 a 2 (também na Baixada), e 4 a 0 (no Independência, com direito a aplausos para Neymar) aplicados em 2012.

Apesar da derrota para o Colorado no fim de semana, o Santos ainda ostenta ótimos números na Vila Belmiro em 2014. Em 25 partidas, são 20 vitórias, dois empates e três derrotas, com 82,6% de aproveitamento. Além disso, o Peixe tem vantagem sobre o Cruzeiro quando atua em seu estádio: são 19 jogos, com nove triunfos santistas, seis mineiros e quatro empates.

Globoesporte.com

Nenhum comentário: