segunda-feira, 28 de abril de 2014

Qual é o Santos que Entrou no Brasileirão?


Alô Nação Santista. Saudações Alvinegras.

O romance do escritor escocês Robert Louis Stevenson, O MÉDICO E O MONSTRO, que em 1886 vendeu quarenta mil exemplares em seis meses, pode ser utilizado como uma comparação quase que perfeita para tentarmos intender o que acontece com o Santos! 
A história se passa em Londres, no final do século XIX, centro urbano com quatro milhes de habitantes. Devido ao grande contraste econômico entre os industriais (cada vez mais ricos) e os miseráveis (cada vez com menos oportunidades de emprego e vida digna), Londres passa a ser palco de inúmeros crimes horríveis.

Este enredo foi inspirado por uma história real, a de um marceneiro vítima de dupla personalidade; William Brodie era um simples profissional honesto e acima de qualquer suspeita à luz do dia, mas à noite assaltava as residências dos habitantes da cidade.

O Santos deste início de Campeonato Brasileiro, a exemplo do personagem, parece sofrer de dupla personalidade tal a disparidade entre o Santos que acompanhamos no Paulistão, e esse Santos atual que disputa o Brasileirão! 
Não consigo entender como uma equipe pode cair tanto de produção em tão pouco tempo, entendo ser até normal, que um ou outro jogador em algum momento possa cair de rendimento, mas um time inteiro? De uma hora para outra desaprenderam a jogar?

Embora em princípio eu tenha me negado a acreditar, mas posteriormente acabou se confirmando que as vésperas das finais do Paulistão o clube devia direito de imagem aos jogadores, será que já está tudo em dia? Sim porque a má vontade dentro de campo é visível! Que o nível do Campeonato Brasileiro é outro em comparação aos regionais isso todos nós sabemos, mas com todo respeito tenho certeza que nem o Ituano e nem a Penapolense perderiam para Sport e Coritiba que com certeza lutarão para não cair! Portanto não conseguimos vencer duas equipes fracas, e quando vierem os jogos mais difíceis contra equipes realmente postulantes a titulo? 

Será que nos enganamos tanto assim com aquele futebol bonito, rápido e evolvente das goleadas do Paulistão? Não sei não! Que precisamos de reforços isso é verdade, mas que nosso time não é essa coisa horrível e vergonhosa que estamos vendo jogar isso também não é! Como diz meu velho e querido pai “Tem algo de podre no Reino da Dinamarca” Uma coisa eu vou dizer: o elenco está descontente com varias coisas que tem acontecido internamente, e eu não me surpreenderia se o treinador já estivesse mesmo sem saber, de aviso prévio! Vale lembrar que a perda do título Paulista ainda não foi muito bem digerida por parte importante da cúpula santista! Aliado a isso muito se comenta que o time não tem padrão de jogo, e taticamente não apresenta nada, afinal de contas Oswaldo de Oliveira ganha um salário muito alto para colocar em campo um time que só sabe dar chutões pra frente, e não consegue acertar um passe de meio metro! 

Outra que fiquei sabendo, e se for verdade é um absurdo! Mesmo sendo visível a necessidade de um meia armador no meio de campo, nosso digníssimo treinador não estaria escalando o jogador Lucas Lima por castigo! A informação que tenho é que o jogador teria feito expressão de contrariado ao ser substituído na partida de ida contra o Mixto-MT pela copa do Brasil lá na Arena Pantanal! Coincidentemente, o jogador nem relacionado foi para os dois jogos finais contra o Ituano, e quando entra é faltando 10 minutos para o final das partidas!

Quero crer que isso não seja verdade pois o clube estaria sendo prejudicado por picuinhas do treinador com um jogador que notadamente, sempre que entra na partida melhora a qualidade da equipe! Sem contar com outros jogadores de qualidade que poderiam estar sendo aproveitados como o Sérginho e o Fernando Medeiros que são muito bons e não tem oportunidades!

Ou seja a verdade é que até temos ovos de qualidade, só que nosso cozinheiro parece que nem com dúzias e dúzias saberia fazer uma omelete!

Blog do Santos/Sérgio Bertóldi

2 comentários:

Unknown disse...

A culpa ou responsabilidade de o Damião não estar jogando bem e não estar fazendo gols não é só dele. O meio de campo do Santos não existe. Todos jogam recuado. Ninguém cria nada. A bola não chega ao centro-avante. Ninguém joga sozinho. O 4-3-3 não está dando certo. Na minha opinião o Santos deve passar a jogar num 4-4-2, com a entrada de Lucas Lima, Cícero, Arouca e Alan Santos ou Alisson, com os dois primeiros mais adiantados para criar a jogadas e a penúltima bola. No caso, deve jogar Damião e Gabriel ou Giovani. Na minha opinião o Santos não tem um padrão de jogo, porque o Osvaldo não sabe escalar o time ou então tem alguma questão interna que está deixando o time sem vontade, sem dedicação e sem atitude. Pode haver alguma questão interna podre que nós os torcedores ainda não sabemos o que é. A nossa campanha é de rebaixamento. Alerta, se liguem.

Unknown disse...

De que adianta jogar Alisson e Alan Santos na cabeça da área, se o Cícero fica enfiado entre os zagueiros e os volantes, perdendo o Santos completamente a sua criação? Com a ausência do Arouca, o time não tem saída de bola, pois o Alan Santos e o Alisson são fracos nesse quesito. Porque o Cícero não jogou no meio de campo onde ele rende mais? Com o rendimento que o Santos está apresentando, sem padrão de jogo, parece-nos que o Osvaldo está começando a conseguir o seu aviso prévio. Ele é muito passivo e não tem o time na mão. Acorda Peixão.