sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Morte de Nelson Mandela entristece Pelé: 'Foi um herói para mim'

Rei do futebol diz que ex-presidente sul-africano era uma das maiores influências na sua vida. Madiba faleceu nesta quinta-feira, aos 95 anos

A morte de Nelson Mandela, presidente da África do Sul entre 1994 e 1999 e ícone da luta pela igualdade racial, nesta quinta-feira, comoveu personalidades de todo o mundo. Uma dessas foi Pelé. O Rei do Futebol expressou sua tristeza pelo falecimento do político e revelou que Madiba era umas das grandes influências em sua vida.

- Hoje estou entristecido demais. Nelson Mandela foi uma das maiores influências na minha vida. Foi um herói para mim, um amigo e um companheiro na luta pelo povo e pela paz no mundo. Vamos todos nós continuar sua legacia com propósito e paixão - escreveu o Atleta do Século em seu perfil oficial em uma rede social.

Em 2007, os dois se encontram na África do Sul. À ocasião, Pelé participou de uma partida amistosa em homenagem aos 89 anos do político. O jogo, realizado na Cidade do Cabo, ganhou o nome de "90 minutos por Mandela". A foto postada pelo Rei do Futebol foi tirada na véspera da partida.

O ex-presidente estava com a saúde debilitada. Foram quatro internações desde dezembro do ano passado. Em abril, as últimas imagens divulgadas de Mandela mostraram bastante fragilidade – ele foi visto sentado em uma cadeira, com um cobertor sobre as pernas. Seu rosto não expressava emoção.

No fim de março de 2013, ele passou 10 dias internado, também por uma infecção pulmonar, provavelmente vinculada às sequelas de uma tuberculose que contraiu durante sua detenção na prisão de Robben Island (ilha de Robben), onde ficou 18 anos preso, de 1964 a 1982.

Globoesporte.com

Nenhum comentário: