sábado, 23 de março de 2013

Três volantes ou três atacantes: a dúvida de Muricy para o clássico


Na vaga de Montillo, treinador tem a opção de escalar Alan Santos e dar liberdade a Arouca ou formar trio de frente com Neílton entre os titulares

O Santos fez neste sábado pela manhã o último treino antes do clássico diante do Palmeiras, neste domingo, às 16h, no Pacaembu, pela 14ª rodada do Campeonato Paulista. A atividade (um "rachão" em campo reduzido), realizada debaixo de muita chuva e encerrada em 30 minutos, no entanto, não foi suficiente para solucionar o mistério sobre o substituto de Montillo.

Sem Felipe Anderson e Patito Rodriguez (suspensos) e com a utilização de Pinga já descartada por Muricy Ramalho após a vitória por 2 a 1 sobre o Mirassol, na quinta-feira, a vaga do argentino é disputada por dois nomes: o volante Alan Santos e o atacante Neílton.

Alan Santos, em tese, é o favorito. Apesar de ter atuado apenas sete vezes pelo Santos desde que chegou ao clube, em 2009, o jogador de 21 anos tem a confiança de Muricy. O treinador já o elogiou mais de uma vez e explicou tê-lo utilizado pouco no último ano por conta de um entrave na renovação de seu vínculo com o clube - válido até maio de 2015.

Caso seja escolhido, Alan atuará ao lado de Renê Júnior e Arouca em uma formação mais conservadora, um 4-4-2 com três volantes, no qual Arouca terá liberdade para se aproximar de Cícero no apoio ao ataque. A contrapartida é que, embora mais experiente, o meio-campista foi expulso no último clássico que disputou - justamente contra o Palmeiras, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado. Além disso, ele ainda não atuou em 2013.

Neílton, por outro lado, acabou de subir para o time profissional (treinou pela primeira vez com o grupo na última quarta-feira) e estreou no fim do segundo tempo do jogo diante do Mirassol. Se o atacante - que ganhou notoriedade em razão do cabelo parecido com o de Neymar - for a campo, o esquema de jogo do Peixe muda para o 4-3-3, com ele e Giva abertos pelas pontas e André centralizado.

Com o atacante, Muricy teria à disposição uma formação mais ofensiva, na qual apostaria no entrosamento entre Neílton e Giva, campeões da Copa São Paulo deste ano e artilheiros do Peixe no torneio, com quatro gols cada. No entanto, além do esquema deixar o time mais exposto, o treinador tem adotado o discurso de preservar os atletas da base, dando uma sequência gradual à garotada.

Em relação ao time que bateu o Mirassol na quinta-feira, o destaque será o retorno de Cícero, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Léo, titular no meio de semana, segue com a camisa 3, mesmo com a volta de Emerson Palmieri, recuperado do desconforto muscular que o tirou do jogo diante do Leão.

O Santos que deve ir a campo diante do Palmeiras: Rafael Cabral; Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Júnior, Alan Santos (Neílton), Arouca e Cícero; André (Miralles) e Giva.

Globoesporte.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Torço pelo 4x3x3.
Gostaria muito de ver o Neilton em campo desde o começo. Além disso, é sempre ver o Santos pra frente!

Até gosto do André, mas prefiro (há tempos) o Miralles.

Pra cima dos porquinhos, Santos!!!