sexta-feira, 18 de março de 2011

Santos tenta superar barreiras para fazer bonito no Mundialito de Clubes


Após não participar do processo de escolha dos atletas e perder um jogador para o exército do Bahrein, Peixe aposta na experiência do técnico Guga


Último time a confirmar presença no Mundial de Clubes de Futebol de Areia, o Santos teve que correr para montar a sua equipe para a competição, já que não participou do Draft junto com os demais clubes. Para isso, contou com a experiência do treinador Gustavo Zloccowick, o Guga, que dirigiu a seleção do Bahrein nos últimos anos, para formar o elenco. Após deixar o Oriente Médio em meio à crise que atinge o mundo árabe, o técnico foi convidado pela diretoria alvinegra para comandar o Peixe no torneio e não pensou duas vezes em retornar ao Brasil.


- Não vim para o Mundialito pelos problemas no Bahrein. Vim primeiramente para atender o convite do Santos para dirigir o time na competição. Adiei em alguns dias a minha vinda pois precisava solucionar o problema de passagem e tentar trazer minha esposa e meu filho que estavam lá.

Guga deixou o Bahrein, que inclusive teve seu Grande Prêmio de Fórmula 1 cancelado por conta da crise, pouco antes de as tropas militares de Arábia Saudita e Emirados Árabes invadirem o país para defender o atual governo. Como os manifestantes não cederam, a situação só agravou até ser decretado toque de recolher na região. Mesmo assim, o treinador santista planeja voltar para a seleção do Bahrein, com quem tem contrato até o dia 30 de janeiro de 2012.

- Me comunico direto com os diretores da federação de futebol local e com alguns amigos. Eles falam que o exército estará nas ruas durante três meses, dando a segurança para o povo voltar a ter uma vida normal.

Santos encara o Sporting na estreia

O conflito no Bahrein ainda acabou interferindo na montagem do time alvinegro. Isso porque o bareinita Rashid Jamal teve que se apresentar ao exército de seu país e foi desfalque de última hora para os santistas, que além de tudo já haviam montado o elenco com atraso.

- Realmente foi um pouco complicado para montar a equipe, pois todos os jogadores já tinham sido selecionados pelo sorteio e ficou complicado fazer uma composição para definir o time. Além disso, quando montamos a equipe, ainda tivemos a perda do Rashid Jamal, pois ele é militar e, com todos os problemas, não teve como liberação, já que todos os militares estão de sobreaviso, presos no quartel - disse.

Com adversários de peso pela frente na competição, como Vasco, Corinthians, Flamengo, Barcelona, Milan, o time do Santos faz sua estreia neste domingo, às 8h30m, contra o Sporting de Portugal, uma das equipes mais bem cotadas nos bastidores. Mesmo assim, Guga não se intimida com os rivais e pensa que, caso consiga avançar para a próxima fase, poderá brigar de igual para igual com todos os outros times.

- Vamos brigar primeiramente para avançarmos à segunda fase e, daí em diante, começa um novo campeonato na fase de eliminatórias, onde tudo pode acontecer. Depois disso, todos começarão iguais, com as mesmas chances de chegar ao título - concluiu.


O Peixe está no Grupo A, ao lado de Corinthians, Seattle, Sporting e Lokomotiv Moscou. Já a outra chave conta com Flamengo, Vasco, Milan, Barcelona e Boca Juniors. Competição organizada pela Fifa, a primeira edição do Mundialito de Clubes de Futebol de Areia será disputada entre os dias 19 e 26 de março na Represa de Guarapiranga, em São Paulo.


Globoesporte.com

Nenhum comentário: