Com cinco cobranças erradas no Brasileiro, sendo quatro de Neymar, Santos deixou de conquistar cinco pontos no campeonato
Ainda apenas observando o Santos de fora, Adilson Batista já pode colocar em seu planejamento a prática de um fundamento imprescindível no atual time: cobrança de pênalti. Com cinco desperdiçadas em 12 neste Brasileirão, o Peixe é o time que mais deixou de converter as penalidades no campeonato - o Corinthians vem logo atrás, com quatro gols perdidos em 11.
A história se repetiu neste último final de semana. Diante do Grêmio na Vila Belmiro, no sábado, Zé Eduardo, que fora derrubado na área pelo zagueiro Rafael Marques, ajeitou a bola e bateu no canto direito do goleiro Victor, que espalmou para fora.
- Se o Zé Eduardo convertesse, provavelmente o Santos sairia com a vitória, com gol dele. Ele assumiu a responsabilidade, treina pra isso. Mas pênalti tem uma questão emocional muito grande nos jogos, e no treino não tem isso. Bater pênalti no jogo tem um peso muito grande. Mas eu entendo que temos que melhorar nesse aspecto, não podemos ter tantos pênaltis como nesse ano e acabar errando - afirmou Martelotte, após o confronto com os gaúchos.
O campeão em pênaltis perdidos é o artilheiro santista, Neymar. O jovem jogador desperdiçou quatro das oito cobranças pelas quais foi responsável por bater no campeonato. Ele tem 38 gols no ano e, caso tivesse convertido os quatro gols, estaria à frente do gremista Jonas que, com 40 tentos anotados na temporada, lidera o Prêmio Friedenreich.
- Tiraram a paradinha, né? Com ela tínhamos uma chance a mais para fazer o gol. Agora ficou mais difícil – afirmou o jogador, no programa “Altas Horas”.
O pecado dos erros santistas pode ter custado a Tríplice Coroa do Peixe em 2010. Hoje na sétima colocação, com 52 pontos, rumo à 36ª rodada do Brasileirão, o Alvinegro Praiano já deu adeus à briga pelo título do campeonato. Porém, em três dos cinco jogos que o time desperdiçou pênaltis, o gol perdido teria mudado o resultado final do confronto, e poderia ter dado a chance para que os santistas continuassem sonhando. O grupo deixou de conquistar cinco pontos, que o deixaria com 57, na quarta posição, a cinco do atual líder Corinthians.
Logo na segunda rodada, Neymar desperdiçou sua primeira cobrança em um empate por 1 a 1 com o Ceará, na Vila Belmiro, causando um prejuízo de dois pontos ao Peixe.
Depois, a joia santista errou mais duas cobranças que, felizmente para ele, não interferiram no resultado final das partidas. Contra Grêmio e Goiás, em duas rodadas consecutivas, o Santos obteve a vitória mesmo com os erros do atacante.
O último desperdício ocorreu na derrota por 3 a 2 para o Grêmio Prudente, dentro da Vila Belmiro. O surpreendente resultado custou mais um ponto ao Peixe. O atacante Keirrison, que ainda se readapta ao futebol brasileiro e não bateu pênaltis com a camisa alvinegra, prefere esquecer essa escrita.
- Não podemos ficar lamentando os pontos perdidos, agora temos de treinar. Mas acho que quem bater os próximos não vai ficar pensando nisso - afirmou Keirrison, que marcou dois gols com a camisa alvinegra.
No confronto com o Ceará na Vila Belmiro, pela segunda rodada, dia 16 de maio, Neymar perdeu uma cobrança - com direito à paradinha - chutando para fora. O placar acabou empatado em 1 a 1, tirando dois pontos das mãos do Peixe. Já contra o Grêmio Prudente em casa, pela 31ª rodada, no dia 24 de outubro, o atacante voltou a cobrar mal e deixar escapar a chance do empate, terminando o jogo em Santos com o placar de 3 a 2 a favor dos visitantes.
Além deste ponto desperdiçado, no sábado, com a defesa de Victor na cobrança de Zé Eduardo, o Santos também não conseguiu somar mais três com a vitória em casa.
Globoesporte.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário