domingo, 2 de agosto de 2009

Ações de marketing explorando imagem de Marta viabilizam contratação

Para diretoria santista, custo para trazer a jogadora vai desaparecer com o apoio de parceiros que querem atrelar suas marcas à da craque do Peixe

Para viabilizar a contratação de Marta por apenas três meses, o Santos elaborou uma estratégia conhecida no futebol masculino, mas inédita no feminino - pelo menos no Brasil.

Assim como o Corinthians fez para trazer Ronaldo, o Peixe fechou parcerias para bancar os salários da jogadora. Em troca, ele cederá sua imagem para ser explorada pelo clube e pelos parceiros.

O Peixe prepara até uma linha de produtos licenciados voltados para os públicos feminino e infantil, todos tendo Marta e as Sereias da Vila como tema. As lojas oficiais do Santos na internet já estão aceitando pedidos de camisas 10 com o nome da maior jogadora do mundo.

- Com essas ações, o custo da contratação da Marta vai desaparecer. Por isso digo que a contratação de Marta não é cara. É barata, pois temos apoiadores e patrocinadores que estão envolvidos nesse projeto - explica Modesto Roma, supervisor do futebol feminino do Santos.

O dirigente santista tem uma opinião diferente daqueles que defendem apoio financeiro de entidades oficiais, como a Confederação Brasileira de Futebol, aos clubes que mantêm times femininos. Modesto Roma explica que os grandes clubes podem ter um bom departamento de futebol feminino desde que haja competições oficiais.

Com isso, argumenta, cria-se um ciclo: competições bem organizadas despertam interesse da mídia e, consequentemente, de parceiros. - Os clubes não precisam de esmola, de dinheiro, mas de competições fortes e visibilidade. Com visibilidade, os investidores aparecem - conclui, citando como exemplos a Taça Libertadores Feminina, que é organizada oficialmente pela Conmebol, com chancela da Fifa, e a Copa do Brasil Feminina, que faz parte do calendário oficial da CBF.

Globoesporte.com

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