quinta-feira, 19 de março de 2009

Em seus primeiros jogos pelo Peixe, Neymar supera números de Robinho

Em quatro jogos, novato foi titular em dois e já marcou dois gols. Rei das Pedaladas demorou para se firmar e só marcou em seu quinto jogo

Considerado o sucessor de Robinho, o jovem atacante Neymar, de 17 anos, já consegue superar o Rei das Pedaladas pelo menos em seu início de trajetória no Santos. Em seus primeiros quatro jogos, foi titular em dois e já marcou duas vezes. Robinho só foi ganhar a primeira chance como titular santista em sua quarta partida, um amistoso contra o Roma de Apucarana-PR, no dia 23 de junho de 2002.

O primeiro gol santista do craque que hoje atua no Manchester City só saiu em seu quinto jogo, num amistoso contra o Comercial, de Ribeirão Preto. O Peixe venceu por 5 a 0 e Robinho, que entrou no segundo tempo, deixou sua marca. Neymar marcou logo em seu terceiro jogo, contra o Mogi Mirim, domingo passado, quando estreou como titular.

Outro ponto a favor de Neymar: ele é mais jovem do que Robinho quando este começou no time principal do Peixe. Quando fez sua primeira partida pelo Alvinegro, contra o Guarani, no dia 24 de março de 2002, pelo Torneio Rio-São Paulo, Robinho tinha 18 anos. Neymar só completa 18 em fevereiro de 2010. Existe outra diferença no início dos dois principais jogadores revelados pelo Peixe nos últimos anos. Robinho, embora fosse considerado um jogador promissor, começou 2002 desacreditado.
Celso Roth, treinador que deu as primeiras chances para o atacante, deixou de utilizá-lo depois de três jogos, alegando que o então garoto era muito franzino, tinha as "canelas finas". Entre abril e junho de 2002, o Rei das Pedaladas não teve chances de jogar e só voltou a ser escalado por Emerson Leão. Depois que se firmou, porém, voou. Foram 188 jogos e 83 gols. Neymar, por sua vez, já era considerado uma estrela antes mesmo de ser cogitada a sua promoção ao time principal. Em seus primeiros jogos, neste Paulistão, já ganhou a confiança de Vagner Mancini e virou titular.

Globoesporte.com

Nenhum comentário: