sexta-feira, 16 de março de 2018

O que você precisa saber sobre Rodrygo: contrato, multa rescisória, coincidências com Neymar, passado no São Paulo...

Aos 17 anos, atacante já desponta como titular do Santos, com gol até na Libertadores, e pode custar mais do que Vinícius Júnior



Por GloboEsporte.com

Aos poucos, o Brasil vai conhecendo a nova revelação das equipes de base do Santos: o atacante Rodrygo Góes. Aos 17 anos, dois meses e seis dias, ele se tornou o jogador brasileiro mais jovem a marcar um gol na Libertadores nesta última quinta-feira, na vitória contra o Nacional do Uruguai, no Pacaembu. Na coletiva, pediu desculpas aos professores, já que havia faltado na aula para poder jogar.

Tanto brilho e protagonismo começam a suscitar a curiosidade de torcedores de outros clubes. Até quando vai o contrato de Rodrygo? Qual a multa rescisória? De onde ele veio? Para onde ele vai?

O GloboEsporte.com reuniu aqui essas e outras dúvidas sobre Rodrygo:


Até quando vai o contrato de Rodrygo?

19 de julho de 2022.

Quando foi assinado?

21 de julho de 2017.

Qual a multa rescisória?

50 milhões de euros (R$ 202 milhões na cotação da última quinta-feira).

Qual a divisão dos direitos econômicos?

80% do Santos, 20% de Rodrygo.

O Santos pretende negociá-lo?

Não. Há vários outros jogadores que o Santos vê como "negociáveis", até para poder colocar as finanças em dia. Mas Rodrygo, a princípio, só sai se alguém pagar a multa rescisória, o que resultaria na venda mais cara de um clube brasileiro, superando Vinícius Júnior, que custou 45 milhões de euros ao Real Madrid.

Quais clubes europeus já o procuraram?

Vários, mas a proposta que quase o levou embora do Santos, ainda no ano passado, antes da assinatura de seu primeiro contrato como profissional, foi do Liverpool, da Inglaterra.

Qual a relação de Rodrygo com o Neymar?

Há algumas coincidências envolvendo os dois jogadores. Ambos chegaram ao Santos com 11 anos. Ambos assinaram com a mesma fornecedora de material esportivo, a Nike – sendo que Rodrygo bateu o recorde de Neymar ao se tornar o mais jovem jogador a assinar com a marca americana no Brasil (tinha 11 anos, contra 13 do hoje craque do PSG). Rodrygo tem Neymar como ídolo e já tirou algumas fotos com ele, como esta em 2016, no Instituto Neymar Júnior, na Praia Grande, litoral de SP. Recentemente, um jornal inglês apontou Rodrygo como "o próximo Neymar".


Rodrygo e Neymar, na Praia Grande, em foto tirada em 2016 (Foto: Reprodução/Instagram)

Rodrygo e Neymar, em 2011, no Santos (Foto: Arquivo Pessoal)

Passado no São Paulo

Reportagem publicada no site Uol na semana passada mostrou que Rodrygo passou pelas equipes de base do São Paulo entre oito e dez anos de idade. Mas acabou se mudando para o Santos, seduzido pela oportunidade de jogar num clube que dá mais espaço para jovens promessas – e já com um contrato melhor.


Rodrygo começou no futsal do Santos, como mostra esta foto de 14 de julho de 2012 (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)

Seleção de base

Rodrygo foi convocado na semana passada para amistosos da seleção sub-20. Mas, como já é hoje titular do Santos, o clube conseguiu sua liberação junto à CBF – o presidente José Carlos Peres foi à sede da entidade no Rio de Janeiro para formalizar o pedido, que acabou sendo aceito. O centroavante Yuri Alberto, que está com 16 anos e também já faz parte do elenco profissional do Santos, foi outro jogador liberado pela CBF após pedido do Santos.

É verdade que Rodrygo ainda estuda?

Sim. Ele cursa o terceiro ano do ensino médio numa escola de Santos, no período noturno (por isso, perdeu aula para jogar contra o Nacional pela Libertadores na última quinta-feira).



Foto postada por Rodrygo em seu Twitter. Ele é o quinto da esquerda para a direita, bem ao centro (Foto: Reprodução)

Um comentário:

Geraldo Oliveira disse...

Esse menino tem muito futuro e o nosso Santos precisa ter o mesmo cuidado que teve com o Neymar e ser mais "inteligente" para quando chegar o momento de vendê-lo do que foi com Neymar.....temos muitos outros craques na base e os "cartolas" precisam cuidar deles.....cuidado Santos...!!!