quarta-feira, 6 de abril de 2016

Ex-Menino da Vila não teve chances no Santos, mas hoje brilha em sensação na Europa



O Santos é um dos times que mais revela jogadores no Brasil. Mesmo com a fama de aproveitar os garotos formados na Vila Belmiro nem todos conseguem uma sequência na equipe. Com isso, vão atrás de oportunidades em outros clubes, com foi o caso de Jubal.

Atualmente no Arouca, o zagueiro de 22 anos busca se firmar na equipe que ocupa a quinta posição no Campeonato Português. Ele chegou à Europa em fevereiro deste ano, mas aos poucos vai conquistando seu espaço e até fez um gol na vitória por 3 a 2 no Academica de Coimbra, na última rodada.

"Logo no primeiro jogo aqui já notei a diferença em relação ao futebol no Brasil. Procurei ver todos os jogos possíveis do Campeonato Português para me adaptar logo. isso foi fundamental. Conversei muito com os brasileiros e com o treinador. Estou evoluindo a cada jogo", disse o defensor, em entrevista ao ESPN.com.br.

"Estou tendo sequência de partidas. A tendência é jogar até o final, ainda faltam seis partidas. Está dando tudo certo, trabalho bem feito e um treinador muito experiente que tira o melhor do grupo", analisou.

O pequeno time é a sensação do Português, atrás apenas de Benfica, Sporting, Porto e Braga. Com 44 pontos ganhos, está na zona de classificação para a Liga Europa da próxima temporada.

"Quando cheguei a cidade já estava comovida pela campanha. Agora temos essa chance de brigar pela quinta posição, fato inédito na história do clube. Esperamos manter essa fase até o final", comentou.

Em seus primeiros passos no Velho Continente, Jubal acredita que pode fazer carreira nos maiores centros do futebol. "Tenho sonhos altos, espero ser um trampolim para alcançá-los. Quero atuar em um clube top da Europa e jogar os melhores campeonatos como Champions League e Liga Europa", projetou.

Na última temporada, o defensor foi emprestado ao Avaí, que passou por uma crise financeira e acabou rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.

"Joguei no Avaí em seis jogos como titular, mas tivemos muitos problemas. Ficamos três meses sem receber salários e com vários problemas extracampo com isso. Mesmo assim, foi uma experiência boa que eu levo com aprendizado, tirei como lição", afirmou.

No começo do ano ele retornou ao Santos, mas percebeu que não teria espaço. "Queria permanecer e ter uma oportunidade de jogar, mas infelizmente o Dorival Jr. demonstrou que não tinha interessa que eu ficasse. Disse para meus empresários que gostaria de jogar em algum lugar. Apareceu a proposta e aceitei o desafio. Estou aqui brilhando para mostrar meu valor em Portugal", afirmou.

O zagueiro rescindiu seu contrato com o clube alvinegro após um total de 22 jogos no time profissional e assinou por três anos com o Arouca. O Santos, porém, mantém 50% do valor de uma futura venda do atleta.

DE GOIÂNIA PARA A VILA BELMIRO

Nascido em Goiânia, Jubal entrou nas categorias de base do Vila Nova com 11 anos e ficou até os 17, quando se profissionalizou e chegou a jogar no Campeonato Goiano. Contratado pelo Santos para a equipe sub-20, ele venceu diversas competições como a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

RICARDO SAIBUN/SANTOS
Jubal ficou quatro anos no Santos

"Joguei muito tempo com o Gustavo Henrique desde a base até mesmo no profissional em parceria. Eu tive uma sequência na equipe principal com o Oswaldo de Oliveira no Campeonato Paulista e no Brasileiro antes da parada da Copa do Mundo de 2014", disse.

Logo depois disso, ele viveu o momento mais difícil de sua carreira, quando sofreu uma lesão no joelho. "Isso me atrapalhou muito. Tentava treinar e sempre as dores me incomodavam. Depois de uns trabalhos de fortalecimento, as coisas melhoraram", recordou.

A saída de Oliveira a e chegada de Enderson Moreira interromperam as oportunidades do zagueiro.

"Depois que trocou o treinador eu perdi espaço. Acho que ele não confiou muito em mim por ser novo e vir da base. Acho que faltou um pouco mais de oportunidades, se tivesse tido, com certeza teria mais momentos bons, sei do meu potencial. Quem sabe um dia volto ao Santos e mostro meu valor, a minha passagem não foi do jeito que eu queria", finalizou.

ESPN

Nenhum comentário: