No peito e na alma !

No peito e na alma !

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Última vez que SP eliminou o Santos, novos "Meninos da Vila" eram crianças



O São Paulo terá que quebrar um longo tabu para eliminar o Santos na semifinal da Copa do Brasil. O jogo de ida ocorre nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Morumbi. O tricolor paulista não elimina o alvinegro praiano em mata-matas desde 2000, na decisão do Campeonato Paulista daquele ano.

Naquele época, a nova geração de Meninos da Vila, comandada pelo técnico Dorival Júnior, ainda era criança. Geuvânio, o mais velho entre as "revelações santistas", tinha apenas oito anos. Gustavo Henrique havia completado sete anos, enquanto Gabigol e Thiago Maia só tinham quatro e três anos, respectivamente.

Zé Carlos, o Zeca, só tinha seis anos, a mesma idade de Daniel Guedes, que pode atuar como titular contra o São Paulo, caso Victor Ferraz não se recupere de uma lesão nas costas.

Após esta eliminação, o São Paulo virou freguês do Santos em mata-matas. Tudo começou no Brasileirão de 2002, quando a geração Diego e Robinho eliminou o rival do Morumbi nas quartas de final da competição. Foram duas vitórias – 3 a 1 e 2 a 1.

Dois anos depois, os santistas voltaram a eliminar o tricolor paulista. Desta vez nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, com uma vitória por 1 a 0 no jogo de ida e um empate por 1 a 1 na segunda partida.

Na campanha do tricampeonato paulista (2010, 2011 e 2012) que o jejum ganhou força. O time liderado por Neymar eliminou o tricolor paulista três vezes consecutivas e justamente na fase semifinal da competição, com vitórias na Vila Belmiro e no Morumbi.

Em 2010, a semifinal foi disputada em dois jogos. O Santos venceu as duas. No jogo de ida, os santistas ganharam por 3 a 2, no Morumbi. Na partida de volta, vitória tranquila por 3 a 0 na Vila Belmiro.

No ano seguinte, o Santos eliminou o São Paulo em jogo único da semifinal em pleno Morumbi, com uma vitória por 2 a 0. Em 2012, a equipe santista eliminou o rival mais uma vez no Morumbi. Com show de Neymar, o time alvinegro venceu por 3 a 1.

Neste ano, no último encontro entre os dois clubes em semifinal, o Santos eliminou o São Paulo em jogo único na Vila Belmiro ao vencer por 2 a 1, com direito a golaço de Geuvânio, que arrancou do meio-campo e driblou toda a defesa antes de balançar as redes.

Dorival Junior e os atletas do Santos tentam fugir do assunto freguesia e aguardam um duelo difícil contra o São Paulo. "De maneira alguma (São Paulo freguês). Copa do Brasil é outro campeonato. Isso ficou para trás. São Paulo é um grande time. Se quisermos chegar à final, teremos que trabalhar", afirmou o zagueiro Werley, que pode ser titular caso Gustavo Henrique não se recupere de lesão. 

Confira os duelos em mata-matas entre Santos e São Paulo desde 2000
Final do Campeonato Paulista de 2000 
Santos 0 x 1 São Paulo
São Paulo 2 x 2 Santos

Quartas de final do Campeonato Brasileiro de 2002 
Santos 3 x 1 São Paulo
São Paulo 1 x 2 Santos

Oitavas de final da Copa Sul-Americana 2004
Santos 1 x 0 São Paulo
São Paulo 1 x 1 Santos

Semifinal do Campeonato Paulista de 2010
São Paulo 2 x 3 Santos
Santos 3 x 0 São Paulo

Semifinal do Campeonato Paulista de 2011 
São Paulo 0 x 2 Santos

Semifinal do Campeonato Paulista de 2012 
São Paulo 1 x 3 Santos

Semifinal do Campeonato Paulista de 2015
Santos 2 x 1 São Paulo


Uol Esporte

Nenhum comentário: