quinta-feira, 25 de junho de 2015

Sem poder usar Valencia até o fim do contrato, Santos pedirá indenização

Enquanto busca nova opção para o setor, clube estuda a quem recorrer para cumprir ordem da Conmebol de ressarcimento às equipes prejudicadas por lesões na Copa América

Camisa 5 da seleção da Colômbia na disputa da Copa América, o volante Valencia rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito em partida contra o Peru, no domingo passado, e não deve retornar ao futebol em 2015. Baseado no regulamento da competição, o Santos, time com o qual o jogador possui contrato até o fim da temporada, pedirá indenização.

O documento da Copa América atesta a existência de uma política de proteção aos clubes instituída por Fifa e Conmebol. Segundo esta determinação, a Federação Colombiana tem responsabilidade de ressarcir valores equivalentes aos salários de Valencia até que ele fique novamente à disposição de seu clube, o que só ocorrerá se o volante renovar seu vínculo. O colombiano até agora atuou em só 16 partidas.

– Nós vamos buscar nossos direitos. O código da Copa América prevê e a Fifa também possui um mecanismo neste sentido – avisa César Conforti, vice-presidente do clube.

Os departamentos médicos de Santos e Federação Colombiana estão discutindo a logística da operação de Valencia, já que os profissionais da seleção estão no Chile para a Copa América. Assim, o jogador deve desembarcar no Brasil para realizar o procedimento cirúrgico nos próximos dias, com previsão de retorno para o prazo de seis a oito meses a partir do dia da operação.

Sem contar com Valencia, a seleção da Colômbia entra em campo nesta sexta-feira, às 20h30, contra a Argentina, pelas quartas de final do torneio continental. Já o Santos também segue sua vida sem contar com o camisa 18. Quem tem atuado na posição é o volante Lucas Otávio, frequentemente elogiado pelo técnico Marcelo Fernandes. Além de Lucas, o comandante também tem à disposição Thiago Maia e Leandrinho, outras revelações da base. Com Alison lesionado, o clube está no mercado em busca de uma nova opção no setor.

Lancenet

Nenhum comentário: