sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Santos usa tecnologia para direcionar "chutões" e ajudar setor defensivo


Com apenas dois gols sofridos, Peixe tem melhor defesa do Campeonato Paulista. Vanderlei também já deu uma assistência para Robinho

Além de fazer boas defesas, o goleiro Vanderlei mostrou ser bom lançador na vitória do Santos por 3 a 1 contra a Portuguesa, no último domingo, no Pacaembu. Foi ele o responsável pela assistência do primeiro gol do Peixe, marcado pelo atacante Robinho.

Mas para que os "chutões" da defesa para o ataque sejam bem sucedidos, o Alvinegro investe em tecnologia. Lucas Matheus, de 20 anos, ex-Menino da Vila, é o responsável por reunir dados dos goleiros santistas durante os jogos. Uma empresa passa as informações do restante da equipe a ele. 

Enquanto Vanderlei está em campo, Lucas está nas arquibancadas ao lado do preparador de goleiros do time, Arzul. Os dois anotam cada ação do arqueiro em um aplicativo para celular e depois as transformam em planilhas, com a ajuda dos vídeos dos jogos.

– Tenho todas as ações do Vanderlei. As principais são reposições. Quando ele acerta, fazemos uma linha dele até o destino final da bola. Quando erra, utilizamos uma linha tracejada. A partir disso, conseguimos ver como ele tem mais sucesso: nos tiros de meta, nas reposições com o pé, com a mão. Conseguimos ver, também, que parte do campo que estamos utilizando – explica Lucas.

O objetivo é fazer com que o goleiro santista saiba aproveitar melhor as mãos e os pés para sair jogando. Contra a Portuguesa, Vanderlei repôs a bola para Robinho, totalmente livre no lado esquerdo do campo de ataque. O camisa 7 avançou, passou por um marcador e balançou as redes adversárias. Foi a prova de que o trabalho está dando resultado.

Satisfeito com o trabalho realizado pela comissão técnica, Vanderlei reconhece que a tecnologia, principalmente nos tempos modernos, pode ajuda-lo dentro de campo.


– A tecnologia contribui muito. Assim, procuro dar continuidade ao que está certo e melhorar o que está errado. O futebol evoluiu muito. Temos de pegar o que estamos vendo e colocar em prática. O Arzul nos passa todas as informações. Tudo que vem para acrescentar temos de procurar colocar dentro de campo – diz o goleiro.

Arzul e Lucas também anotam todas as demais ações do camisa 1 santista, como defesas pelo alto, no chão, em escanteios e em chutes de fora da área. 

Antes dos jogos, os dois membros da comissão do Peixe se reúnem com Vanderlei e Vladimir, que tem ficado no banco de reservas, para passar as instruções com dicas do ataque adversário.

– Isso tudo contribui por que sabemos o posicionamento do adversário. Sabemos que hoje em dia precisamos fazer algo diferente, então temos de ficar bem posicionados. (Contra a Portuguesa) peguei bem na bola e ele (Robinho) fez um golaço – completou o goleiro.

Todas as anotações feitas durante as partidas são repassadas aos arqueiros do Alvinegro nos treinamentos. Arzul utiliza os números para aprimorar possíveis falhas e tentar minimizar os erros durante os jogos. Até agora, tem dado certo, já que o Santos tem a melhor defesa do Campeonato Paulista, com dois gols sofridos.

Globoesporte.com

Nenhum comentário: