quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Passado em rival e multa milionária: conheça John, provável substituto de João Paulo no gol do Santos

Goleiro deve substituir o titular, afastado após testar positivo para Covid-19, contra o Inter

Por Globoesporte.com

O goleiro John, de 24 anos, deve ter uma oportunidade de ouro na carreira.

No Santos desde 2011, ele chegou ao clube como alternativa para as categorias de base, ganhou espaço no elenco profissional, porém nunca estreou na equipe principal – atuou apenas num amistoso contra o Benfica, em 2016.

Agora, o reserva de João Paulo (infectado pela Covid-19) e Vladimir (em recuperação de cirurgia) viu os companheiros virarem baixas e é solução para o gol do Santos no jogo deste sábado, contra o Internacional, às 16h30, na Vila Belmiro, pela 21ª rodada do Brasileirão.

Dez jogadores contraíram o vírus, além do técnico Cuca e do auxiliar Cuquinha. O Santos pediu adiamento da partida, mas sabe que as chances do jogo ser remarcado são mínimas.

John, goleiro do Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

John chegou ao São Paulo com 10 anos e ficou cinco anos no clube. Em fevereiro de 2011, ele fez um teste no Santos, no qual foi aprovado e integrado ao sub-15.

Na base do Peixe, o goleiro disputou três Copas São Paulo de Futebol Júnior (sendo campeão em 2014, ao lado de João Paulo) e foi promovido ao time profissional do Alvinegro em 2016.

Naquele ano, John atuou com o elenco profissional em uma partida amistosa contra o Benfica, em comemoração ao centenário da Vila Belmiro. O jovem goleiro entrou na segunda etapa do jogo, que terminou em 1 a 1.

Sem espaço na equipe principal (que tinha Vanderlei como unanimidade) nos anos seguintes, John transitou entre os jogos no time de aspirantes e o profissional até ser emprestado à Portuguesa Santista, no início de 2019.

Lá, o goleiro foi titular durante toda a campanha do clube à época – vice-líder na primeira fase, mas eliminado nas quartas de final. Ao todo, foram 19 partidas pela Briosa até voltar ao Santos para a disputa do Campeonato Brasileiro Sub-23.

Nos bastidores, a diretoria do Peixe enxerga o goleiro como promissor. No final de 2019, inclusive, ele teve o contrato renovado até 2023 com uma multa contratual de 70 milhões de euros caso ele seja negociado com clubes fora do Brasil.

Agora, John aguarda os resultados dos testes de Covid-19 e vive a expectativa de estrear oficialmente como jogador profissional do Santos. A alternativa para a posição caso o goleiro seja afastado deve ser Paulo Mazoti, de 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário