A lista de jogadores revelados pelo Santos e reprovados pelo técnico Muricy Ramalho chega a 17 atletas em 2012. O UOL Esporte listou os jovens que tiveram oportunidades na equipe principal, porém, foram rebaixados de volta às categorias de base ou emprestados para outros clubes.
Sem espaço no elenco principal, eles devem ser negociados em 2013, a maioria por empréstimo. Botafogo-SP, América-MG e Penapolense são alguns dos interessados. Felipe, Dimba, Breitner, Tiago Alves, Anderson Carvalho e Rafael Caldeira já foram emprestados neste ano.
Os três primeiros disputaram o Campeonato Brasileiro pelo Náutico, enquanto Tiago Alves e Caldeira jogaram a Série B por Boa Esporte-MG e Bragantino, respectivamente. Já Anderson Carvalho se transferiu para o Vissel Kobe, do Japão.
Felipe Anderson e Victor Andrade conseguiram se manter no grupo, mas não escaparam das fortes criticas de Muricy, que chegou a chamá-los de “eterna promessa e projeto de jogador”.
Na lista de renegados aparecem atletas que chegaram a ser titulares nesta temporada. Dimba teve oportunidades no Campeonato Paulista. O mesmo aconteceu com os laterais Emerson Palmieri e Paulo Henrique Soares. Os três perderam espaço no elenco após as chegadas de Juan, Gerson Magrão e Bill.
O meia Leandrinho também foi titular por três rodadas do Campeonato Brasileiro, recebeu elogios do técnico Muricy Ramalho após a vitória do Santos contra a Ponte Preta na Vila Belmiro, em jogo válido pelo primeiro turno da competição. No entanto, o jovem foi rebaixado às categorias de base após as contratações de João Pedro e Patito Rodriguez.
Outros reforços contratados nesta temporada ocuparam o espaço dos jogadores formados no clube. Ewerton Páscoa, David Braz, Galhardo, Bruno Peres e Bernardo integram o elenco principal, mas nenhum deles conseguiu se firmar como titular.
A relação pode chegar a 20 jogadores caso sejam inclusos o zagueiro Diego Monar, o volante Elivelton e meia Geovane, que completaram 20 anos e não poderão permanecer na base em 2013.
Na última quarta-feira, Muricy Ramalho foi o palestrante da abertura do workshop com franqueados de escolinhas oficiais do Santos. Em seu discurso, o treinador destacou a importância das categorias de base, e ressaltou que aproveitou 19 jogadores revelados pelo clube somente em 2012.
“Este ano, por exemplo, utilizamos 19 jogadores da base no Paulista, Brasileiro e Libertadores. Tivemos um jogo, Santos e Linense, em São Bernardo do Campo, que terminamos com nove atletas feitos em casa jogando. Toda semana temos algum time de categorias menores treinando conosco, trago vários jogadores para ficar algum tempo. Aqui, damos oportunidade e sempre valorizamos a base”, disse.
A diretoria do Santos prefere não comentar o assunto e mantém a política de não falar sobre saída e chegada de jogadores no clube.
JOGADOR POSIÇÃO
Felipe Goleiro
Rafael Caldeira Zagueiro
Gustavo Henrique Zagueiro
Jubal Zagueiro
Douglas Lateral direito
Emerson Palmieri Lateral esquerdo
Paulo Henrique Lateral esquerdo
Crystian Lateral direito
Alan Santos Volante
Alison Volante
Anderson Carvalho Volante
Pedro Castro Meia
Leandrinho Meia
Breitner Meia
Tiago Alves Atacante
Geuvânio Atacante
Dimba Atacante
Uol Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário