terça-feira, 1 de novembro de 2011

A carreira de Neymar












Confira os passos da carreira da maior revelação do futebol brasileiro nos últimos anos e um dos grandes craques da atualidade. Desde garoto, ele já colecionava troféus, mania que não parou quando virou profissional.







Neymar estreou profissionalmente no time dSantos em 7 de março de 2009, em uma partida válida pelo Campeonato Paulista, contra o Oeste, de Itápolis. O seu primeiro gol, porém, foi em 15 de março de 2009, contra o Mogi Mirim, no Pacaembu, na vitória de 3 a 0 de seu time.

Nas semifinais do Paulista daquele mesmo ano, Neymar marcou contra o Palmeiras, ajudando a garantir a presença de seu time na final da competição. Porém, o jogador não repetiu as suas belas atuações na decisão do campeonato, e o Santos acabou sendo vice-campeão, perdendo para o Corinthians.



No Brasileirão de 2009, Neymar começou a esboçar um entrosamento com o seu companheiro de time, Paulo Henrique Ganso, mas ao fim, o Santos acabou ficando somente na 12ª posição do campeonato.



No Campeonato Paulista de 2010, Neymar começou a despontar para o estrelato. Neste ano conseguiu o feito de marcar cinco gols em cinco clássicos, contra São Paulo, Corinthians e Palmeiras. Com grandes atuações, e uma final épica contra o Santo André, o Santos sagrou-se campeão e Neymar conquistou o seu primeiro título como profissional.




Durante as campanhas vitoriosas do primeiro semestre de 2010, Neymar inovou nas comemorações de gol. Ele e os companheiros André e Robinho criaram diversas coreografias, e não faltava criatividade, mesmo com a farta quantidade de gols da equipe.



O segundo título da temporada veio na Copa do Brasil. Com atuações fantásticas, como na partida contra o Naviraiense na qual o Santos conseguiu o placar de 10 a 0, Neymar não só foi campeão, como também artilheiro da competição, com onze gols marcados. O caminho estava traçado rumo a Libertadores de 2011.




Um passo atrás na carreira aconteceu durante o Brasileirão de 2010. O time não emplacava, e ele queria resolver tudo sozinho. No fim, explodiu uma briga dentro do elenco, envolvendo com o técnico Dorival Jr., que pediu seu afastamento por quebra de hierarquia. Como foi atendido apenas parcialmente pela diretoria, pediu demissão.




Em 2011, Neymar já era aclamado como um dos melhores jogadores em atividade no Brasil. Com uma multidão de fãs e seu futebol cada vez mais rápido e objetivo, conseguiu levar o Santos a mais um título Paulista, desta vez contra o Corinthians. Mas o seu melhor momento ainda estava por vir.




Com a lesão de Ganso, Neymar teve de assumir a responsabilidade de ser a principal estrela do time na Libertadores de 2011. Com a ajuda de Arouca, Elano, Léo e outras estrelas do time, o Santos conseguiu o seu terceiro título de Libertadores, conquistado em uma final apoteótica contra o Peñarol, reeditando a final de 1962, também vencida pelo Santos.



Após a Libertadores, Neymar foi assediado para valer. O Real Madrid fez uma gorda proposta de 45 milhões de euros pela quebra do contrato, mas o atacante quis ficar no Santos. Isso já havia acontecido em 2010, quando o Chelsea fez de tudo para leva-lo por 30 milhões de euros assim que acabou a Copa do Brasil.



Neymar conquistou a confiança de todos em seu futebol e, atualmente, é a principal esperança da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. Quase sem nenhuma folga, o jogador ainda não deixou de apresentar seu futebol bonito e eficiente. Na seleção, marcou um gol logo em sua estreia, mas ainda não convenceu totalmente. Em seu único torneio oficial, fracassou com a eliminação nas quartas de final da Copa América.



Neymar já foi eleito o melhor do Paulistão e o craque de sua posição no Campeonato Brasileiro. Agora, está a caminho de ser eleito o melhor jogador do Brasileirão de 2011. E ainda com chance de ser o melhor do mundo, mesmo jogando no Brasil. Será que ele consegue desbancar Messi na busca pelo tri? Entre os 23 melhores ele já está, o que mostra como sua fama já rodou pelo mundo.



Esportes.br.msn.com

Fotos: AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário