domingo, 19 de dezembro de 2010

Em 2011, base santista quer manter fama vencedora


Diretoria quer contratar e base espera honrar tradição santista em ano importante, com Copa Libertadores

O Santos está acostumado a montar grandes times usando as categorias de base. Foi assim com Diego e Robinho em 2002 e Neymar e Ganso em 2010. A nova geração do Peixe está de olho em um espaço no time de Adilson Batista, mas a concorrência em 2011 será acirrada.

A diretoria quer contratar para tentar repetir o sucesso deste ano. Elano já chegou, um reforço de Seleção é cobiçado pelo presidente, Charles está próximo e há uma lista extensa de especulações. A diretoria já manifestou interesse em ter mais um goleiro e um atacante de primeira linha para jogar com Neymar.

A chegada de mais um lateral-direito também já esteve em pauta.Do outro lado, a garotada da base quer manter a fama vencedora e mostrar serviço. Eles começaram a treinar para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, torneio que serve de cartão de visitas para os jovens tentarem lugar entre os profissionais. A meta, logicamente, é ser campeão, mas melhor ainda se for sob os olhares de Adilson.

– Pensamos, sim, em dar uma boa impressão, mas nosso objetivo é ser campeão. Para muitos de nós, esse é o momento certo de subir. Claro que agora vai ser mais difícil, estão chegando mais jogadores, mas precisamos buscar nosso espaço e o primeiro passo é na Copa São Paulo – disse o atacante Dimba, tido como um das promessas.A garotada já deu uma boa impressão neste ano, quando o Santos foi vitorioso também na base.

O Peixe foi campeão da Eurofarma e vice da Copa Cotif, superando grandes clubes, como Villareal (ESP), Valencia (ESP), Sevilla (ESP), Boca Juniors (ARG), entre outros. O time sub17 ainda foi campeão paulista.Há garotos que têm até experiência internacional, como se exige na Copa Libertadores. O meia Geovane passou por dois períodos de treinamento no Arsenal (ING) e é uma das apostas do Peixe. Ele, por sua vez, aposta na Copa São Paulo para desbancar os experientes.

– Não sei se será mais difícil subir. Vai ser mais concorrido, sem dúvida. Tem jogadores chegando, o Charles está perto, mas o primeiro passo é mostrar trabalho. O Santos tem uma tendência em se dar bem com quem é da base, isso também deve ser considerado – comentou Geovane.O Peixe está atrás de reforços, mas se quiser apostar na tradição, a base quer mostrar serviço.

Revelações do Peixe

Quem pode aparecer em 2011
Geovane (M), Dimba (A) e Tiago Alves (M) são os mais cotados. Felipe Anderson foi promovido mais cedo.

Em 2010
Rafael Caldeira (Z) e Alan Patrick (M)

Em 2009
Neymar (A), André (A), e Rafael (G)


Em 2008
Ganso (M), Breitner (M), Carleto (LE), Tiago Luís (A) e Vladimir (G)


Com a palavra, Narciso, técnico do Santos na Copa São Paulo:

Nestes últimos anos lançamos uma série de garotos para o time de cima. Neymar, Ganso e André foram os grandes destaques, mas muitos subiram neste período em que fiquei com a base.
Essa geração também pode ter jovens no time de cima, mas com o grupo que está sendo preparado a concorrência será maior. Acho bom o Santos se reforçar, mas temos tradição com jogadores da base. Costumamos vencer com garotos e, se for para apostar, há várias possibilidades neste grupo.

É evidente que esse ano é muito importante para o Santos, por isso estão procurando se reforçar bastante. Quem está comigo sabe que a Copa São Paulo é importante, embora haja jogadores muito jovens, alguns de 16 anos, que devem ficar conosco por um pouco mais de tempo.

Este time é diferente dos outros, até porque tínhamos em outros anos André, Neymar, Ganso e Alan Patrick, que subiram mais rápido ao time principal

Eram equipes em que vários tinham capacidade para decidir individualmente, em um lance, o que acabou agilizando a ascensão deles. Neste time há quem possa fazer isso. São características diferentes, mas eles podem servir o time de cima.

Lancepress
Foto: Ivan Storti

Nenhum comentário:

Postar um comentário