sábado, 25 de setembro de 2010

De olho no título, Santos e Cruzeiro duelam em Barueri: jogaço à vista


Para santistas, conquista do Brasileirão é um sonho distante, mas possível. Já a Raposa está a três pontos do líder e busca vitória para tentar colar

Um jogaço. Essa é a promessa para o confronto entre Santos e Cruzeiro, neste sábado, às 18h30m (horário de Brasília), na Arena Barueri, pela 25ª rodada do Brasileirão. O campeonato vai se encaminhando para sua fase mais decisiva e tanto Raposa, quanto Peixe sonham com o título. Confronto direto, jogo de seis pontos, partida que pode decidir o futuro dos times na competição: todos aqueles clássicos chavões servem para explicar a importância do encontro.
Para os mineiros, a chance é muito mais palpável.


Afinal, a diferença para o Corinthians, líder da competição, é de apenas três pontos (47 a 44). Já os santistas precisam de uma reação de fôlego para alcançar o caneco. Após o furacão que assolou a Vila Belmiro e varreu o técnico Dorival Júnior, demitido por confusão com Neymar, o Alvinegro Praiano junta os seus cacos para tentar se reerguer. A equipe ainda vem de derrota para o maior rival: perdeu o clássico para o Corinthians quarta-feira passada, na Vila Belmiro, por 3 a 2.


O mando é do Santos, mas a partida será disputada em Barueri porque a prefeitura local convidou o Peixe a reinaugurar o estádio, cujas obras estão concluídas. A Arena agora tem capacidade para 35 mil pessoas.


O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere, em sistema pay-per-view, transmite ao vivo para todo do Brasil.
O carioca Péricles Bassols Pegado Cortez, credenciado pela Fifa, apita o jogo, auxiliado por Ricardo de Almeida e Marco Aurélio Pessanha, também do Rio


O que está em jogo


Santos: além de enfrentar um adversário direto pelas primeiras posições na tabela, o Santos busca acabar de vez com a crise que abalou a Vila Belmiro nos últimos dias e que acabou provocando a queda do técnico Dorival Júnior. O treinador entrou em rota de colisão com a diretoria após insistir em punir Neymar por insubordinação. O Peixe está em sétimo lugar, com 35 pontos, nove a menos que o Cruzeiro, terceiro colocado.


Cruzeiro: Com 44 pontos e na terceira colocação, a Raposa busca manter o bom desempenho na competição, onde não perde há nove rodadas, para seguir na cola dos líderes. Por enquanto, o objetivo inicial tem sido cumprido, já que a equipe figura entre os classificados para a Taça Libertadores. Mas todos no clube não escondem o sonho do título, uma vez que a diferença para o líder Corinthians é de apenas três pontos, apesar de os paulistas terem um jogo a menos.


As escalações


Santos: os torcedores da equipe praiana respiram aliviados. Neymar escapou de punição em julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, na última sexta-feira, por confusão durante jogo contra o Ceará, no último dia 12. O atacante Marcel, que também foi julgado por ter participado do tumulto, é outro que foi liberado pelo STJD e tem escalação garantida. Eles formarão trio com Zé Eduardo. O técnico interino Marcelo Martelotte resolveu escalar um Peixe ofensivo, com três atacantes. O zagueiro Edu Dracena, que cumpriu suspensão automática no clássico contra o Corinthians, volta à equipe. Essa é a escalação do Alvinegro, já confirmada: Rafael, Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo; Roberto Brum, Arouca e Marquinhos; Zé Eduardo, Marcel e Neymar.


Cruzeiro: O técnico Cuca ainda tem dúvidas para armar a equipe. O treinador ainda não decidiu se escala Cláudio Caçapa ou Gil para ser o companheiro de Edcarlos na zaga. Além disso, o comandante celeste ainda se definirá entre Elicarlos e Fabinho para o lugar do suspenso volante Henrique. O provável time celeste é Fábio; Jonathan, Gil (Cláudio Caçapa), Edcarlos e Diego Renan; Fabrício, Elicarlos (Fabinho), Everton e Montillo; Farías e Thiago Ribeiro.


Quem está fora


Santos: suspenso, o lateral-direito Pará não joga. Danilo, que vinha sendo escalado como volante, volta à ala, sua posição de origem. O meia Madson, o atacante Keirrison, o volante Rodriguinho e o zagueiro Bruno Aguiar estão machucados. Isso sem contar que Paulo Henrique Ganso, o maestro do Peixe, sofreu grave lesão no joelho esquerdo, teve de ser operado, e só voltará na próxima temporada.


Cruzeiro: O time não terá o zagueiro Léo, com dores na virilha. Além dele, o volante Henrique, que levou o terceiro cartão amarelo diante do Ceará, também desfalcará a Raposa. O volante Marquinhos Paraná e o atacante Wellington Paulista, com estiramentos musculares, só retornam ao time em outubro.


Fique de olho


Santos: Neymar vem passando por um verdadeiro turbilhão em sua vida nos últimos dias. Contra o Corinthians, na quarta passada, até que se comportou bem. Foi eficiente, apesar da derrota, e não deu piti. Será que vai manter a cabeça no lugar contra a Raposa?


Cruzeiro: O lateral-direito Jonathan volta ao time, depois de ser poupado contra o Ceará, por causa de dores musculares. O jogador quer mostrar para o técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, que merece uma chance na equipe canarinha. A propósito, Mano Menezes confirmou presença na partida deste sábado.


O que eles disseram


Marcelo Martelotte (técnico interino do Santos) - 'O Cruzeiro é uma equipe forte, que está brigando pelas primeiras posições. Trata-se de um confronto direto e acredito que o Santos ainda está na briga pela conquista do Brasileirão. Nossa equipe tem totais condições de jogar de igual para igual e vencer'.


Cuca (técnico do Cruzeiro) - ‘É um clássico decisivo. O Santos tem a chance de conquistar a tríplice coroa esse ano e não vai deixar o Brasileiro de lado. E a gente vai correr atrás do nosso objetivo, que é o título. Temos que jogar com calma, tranquilidade para buscar a vitória’.

Último confronto

No primeiro turno, dia 2 de junho, no Mineirão, os dois times não saíram do zero. Correram muito e atacaram pouco. A partida marcou a despedida de Adílson Batista do comando do Cruzeiro. Atualmente, ele é treinador do Corinthians. Foi nesse confronto que o goleiro Rafael, do Santos, assumiu a camisa 1 no lugar de Felipe, que perdeu a posição após derrota por 4 a 2 para o Corinthians.

Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário