sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Entenda por que o Santos escolheu Jorge Sampaoli para comandar o time em 2019

Peixe diz ter acordo com técnico argentino, que deve assinar contrato no fim de semana; veja motivos que pesaram para a escolha do treinador

Por Globoesporte.com

Reuters

A saga do Santos para contratar um técnico para 2019 está muito próxima de acabar. Na última quinta-feira, o Santos divulgou que tem um acordo com Jorge Sampaoli, que dirigiu a seleção argentina na última Copa do Mundo da Rússia.

Sampaoli chega ao Brasil neste fim de semana para se reunir com o presidente José Carlos Peres e resolver os detalhes finais do contrato. Ambas as partes consideram o acerto bem encaminhado. Se tudo caminhar como esperado, o argentino assinará contrato válido por dois anos com o Santos.

A negociação para convencer Sampaoli, empolgado com o projeto apresentado pelo Santos, foi conduzida por exclusivamente por Peres. Ao mesmo tempo, o presidente também conversava com Ariel Holan, treinador do Independiente. Quando ouviu uma sinalização positiva do ex-comandante da Argentina, Peres se lançou em busca de um acerto, o que parece próximo de acontecer definitivamente.

Sampaoli estava desempregado desde que deixou a seleção da Argentina depois da Copa do Mundo – a equipe de Messi caiu nas oitavas, derrotada pela França, após campanha ruim na fase de grupos. Abaixo, o GloboEsporte.com explica os motivos que levaram o Santos a escolher o argentino para substituir Cuca e comandar o time em 2019.

"Choque" e experiência

A principal justificativa pela escolha de Jorge Sampaoli é sua postura como comandante. O presidente José Carlos Peres entende que o técnico seria um "choque" e daria um chacoalhão no atual elenco, que não conseguiu grandes feitos em 2018 após viver dois semestres distintos – o Santos fechou a temporada na 10ª colocação do Campeonato Brasileiro, o que garantiu o clube na Sul-Americana de 2019.

Sampaoli se encaixa perfeitamente no perfil que Peres desejava para assumir o Peixe: é um técnico experiente, com bagagem internacional, fascinado por tecnologia e análise de desempenho, que pratica o "DNA ofensivo" e gosta de utilizar as categorias de base.

Se o acordo for concretizado, será a primeira vez que Sampaoli dirigirá um time brasileiro. O treinador de 58 anos tem no currículo títulos nacionais no Chile e a Copa Sul-Americana de 2011, com a La U, e a Copa América de 2015, a primeira vencida pelo Chile, em casa. Antes de assumir a Argentina, foi treinador do Sevilla, da Espanha, entre 2016 e 2017.

Próximo do Santos, Sampaoli comandou Messi na seleção argentina há pouco mais de quatro meses — Foto: Marcos Brindicci/Reuters

Estilo de jogo e "ideias novas"

O "DNA ofensivo" citado acima está no sangue de Sampaoli. O argentino costuma dar prioridade ao ataque em suas equipes, algo que é muito prezado pelo torcedor santista e agradou Peres, que não titubeou quanto ao investimento para sua contratação. Seu estilo vibrante e seu nível de exigência encantaram o mandatário nos primeiros contatos.

O presidente do Peixe, em comunicado divulgado na última quinta-feira, minutos após o anúncio do "aceite" de Sampaoli, acredita que a contratação do argentino pode impactar o futebol brasileiro.

– O Santos é sinônimo de jovens talentos, futebol ofensivo, uma magia histórica e única. Nada melhor para comandar esse potencial que um técnico experiente, de nível internacional e com ideias novas. Será importante não só para o clube mas como para o nosso futebol. É uma grande atração que com certeza mobilizará nossa torcida nas próximas temporadas – diz um trecho da nota assinada por Peres.

Admiração de Peres por estrangeiros

Não é novidade que Peres é defensor da contratações de estrangeiros. O presidente sempre citou o Santos como uma marca internacional, que atrai grandes nomes do futebol mundial.

Antes de Sampaoli, o mandatário já havia reforçado o elenco santista com três gringos: Carlos Sánchez, Bryan Ruiz e Derlis González, além de ter sondado muitos outros durante o período de negociações na temporada passada.

A notícia do acordo do Santos com Sampaoli foi repercutida em sites e meios de comunicação de todo o mundo. O nome do técnico, inclusive, chegou a ser o primeiro nos trending topics mundial (assuntos mais falados) do Twitter.

– Podemos não ter o maior orçamento do futebol brasileiro, mas temos a maior marca entre os clubes nacionais e precisamos saber utilizá-la. Assim conseguimos atrair jogadores como Carlos Sánchez, Bryan Ruiz, Derlis González e agora o técnico Jorge Sampaoli – reitera Peres em outro trecho do comunicado divulgado na última quinta.

Nenhum comentário: