sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Presidente do Santos desabafa: guerra com vice, impeachment, caos político e futuro

Veja como foi a entrevista coletiva de José Carlos Peres nesta quinta-feira, no CT Rei Pelé

Gabriel dos Santos

Por Globoesporte

O presidente do Santos, José Carlos Peres, pronunciou-se pela primeira vez publicamente e fez um desabafo a respeito das polêmicas da semana, como a aprovação dos conselheiros dos dois pedidos de impeachmente da guerra declarada com seu vice, Orlando Rollo.

Nesta semana, o Conselho Deliberativo do Santos aprovou dois pareceres favoráveis ao impedimento de José Carlos Peres. A decisão final será dos sócios, em assembleia que será realizada no dia 29 de setembro. O presidente do Santos disse que seus advogados estudam o caso antes de judicializar o processo.

Na última quarta-feira, José Carlos Peres acusou, por meio de nota, Orlando Rollo de usar o processo de impeachment para "tomar a presidência". Mais tarde, publicou uma portaria diminuindo os poderes do vice. Nesta quinta, o presidente falou em "fogo amigo" dentro do clube.

– Eu trabalho 14 ou 15 horas por dia. Houve problema com as pessoas que têm interesse no clube. Gastaram milhões para conseguir dois impeachment políticos, sem dolo, é lamentável pela grandeza do clube. Presidente do Conselho Deliberativo reconhece que o estatuto é confuso e permite que 20 pessoas possam conturbar o ambiente do Santos. Pessoas com interesse contrariado. É bom ressaltar que clube está organizado, pagamentos em dia, não devemos um centavo para ninguém. Existe entulho financeiro para pagar, R$ 119 milhões até dezembro. Foram acumulando dívidas e jogando para frente. O clube fatura R$ 8 milhões e gasta R$ 12. Há muito fazer, mas tem Comitê de Gestão para passar tudo por lá. Tem que se modernizar, dar exemplo que com honestidade dá para chegar – disse José Carlos Peres, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, no CT Rei Pelé.

– Falar em caos é para quem interessa, clube nunca esteve tão organizado. Abro a porta para os jornalistas verem financeiro, marketing. Nunca tivemos marketing como agora, e a torcida está adorando. Fazemos tudo que prometemos, voto à distância aguardando homologação do Conselho. Tudo que pediram e prometemos nós cumprimos. Só não esperava ter fogo amigo que me espetou desde o primeiro dia. Isso foi exposto, quando nunca deveria ser. Não frequento redes sociais, não ataco, e informações são passadas. Eu não posso. Documentos sobem, é um boicote diário. É ano para arrumar. Situação é caótica e pergunto como ex-gestão quis se reeleger. Temos que ficar alertas, correr atrás. Desculpe o desabafo. O clube está funcionando 100%, quem administra sou eu, Comitê de Gestão – emendou.

José Carlos Peres, presidente do Santos, desabafou em entrevista nesta quinta-feira — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Sobre o racha com Rollo, Peres elencou as atribuições do vice e disse que não lhe prometeu cargo.

– Nunca houve racha oficial. Houve as espetadas. Você conhece outros vices? Me dá um. Ninguém sabe quem é o vice. Quem governa é o presidente. Quem responde a dois impeachments sou eu. Impeachment político contra mim. Vice tem que ficar no lugar dele. Onde colabora. Não prometi cargo para ninguém. Sou contra – afirmou Peres.

– Ideia é profissionalizar o clube totalmente. Contratação e dispensa quem faz são os executivos. O que eu vou fazer depois do dia 29 estou fazendo agora. Ele perguntou o que faria, dei futebol feminino, esportes olímpicos e segurança. Eu já estou fazendo modificações, vai ter nada e só participar do CG. Ele que vai ditar o futuro dele. A questão toda é veiculou-se de uma proposta. Se o presidente renunciar eu renuncio. Não! Ele que renuncie. Por que tem que esperar eu? Qual a dele? Estou consciente que administrei o clube de forma segura. Qual a opinião do Cuca, Jair... Clube é tratado com seriedade. Tenho 70 anos. Tenho muitos defeitos, muitos, todos nós temos, a gente vai ficando velho e piora. Ficamos mais rígidos e deitar na cama falando que trabalhei e não fui desonesto. Mas não tenho o da desonestidade. Batem, mas comigo não. O que eles batem é gestão, algo que não foi dolo, negociação. É o cara confundir o que é 100% dos direitos federativos e econômicos. São coisas diferentes. Lucas Lima não foi embora mesmo com os 10. Clube é dono de 100% dos federativos – ponderou.

A assembleia geral, que definirá o futuro de José Carlos Peres no Santos, será no dia 29 de setembro.

– Agora é pensar no dia 29, com nova eleição. Só lamento que o estatuto está sendo golpeado. É eleição de presidente e não tem urnas em São Paulo. Eu estaria brigando se só tivesse urnas em São Paulo. Somos uma cidade só, separados por alguns quilômetros. Santos é de São Paulo, do Brasil e do Mundo. Temos que nos abraçar, dar as mãos. Estou muito feliz com a Vila Belmiro e com o Santos. Terceiro jogo que lotamos. Quando aconteceu? Compraram a briga, #ReageSantos, e estamos preparados para ganhar no domingo. Se ganharmos, será mais um upgrade. É só manter o foco.


– Tem dois caminhos para seguir: primeiro é relaxar, deixar roubar, amigo de todos, encher de funcionário, vai ser o melhor da história para os próximos. Outro é ser o mais odiado da história, mais combatido, mas que vai deixar um outro Santos daqui a dois anos. É essa a mensagem que eu passo. Por que dois impeachments políticos e desconexos? Qualquer juiz diz que não pode e que parece peça de filme. Conto com associado do Santos no dia 29 e até o Conselho. Metade votou na gente. Perdemos no critério deles por um voto. Lembrando que tem um nosso que saiu, um conselheiro nosso, na primeira votação. Perdeu, foi embora e faltou. Teríamos vencido o segundo. É acreditar primeiro em Deus, o que se faz na terra se paga. Nunca fiz algo assim tão feroz, nunca pedi impeachment. Que o associado reflita e que desaprove o ato de conselheiros. Fui eleito pelos sócios e não pelos conselheiros. Pelo contrário. Eles foram eleitos pelo voto do associado. Quem manda no sócio! Não adianta achar que quem manda é o conselheiro. Respeito muito o Conselho, fui seis vezes conselheiro, participei da casa e sei como funciona – finalizou.

Nenhum comentário: