sexta-feira, 22 de junho de 2018

Carlos Sánchez, Bryan Ruiz, Jailson... Veja como andam as negociações do Santos


Novo executivo de futebol, Ricardo Gomes promete ser "agressivo" no mercado

Por Globoesporte.com

Ricardo Gomes, novo executivo de futebol do Santos, se juntará ao presidente José Carlos Peres na busca por reforços nesta janela de transferências do meio do ano. Logo em sua apresentação, na última quinta-feira, o dirigente revelou que o Peixe deseja trazer um volante, um meia e um atacante, além de prometer ser "agressivo" no mercado, apesar das dificuldades.

– (O Santos) Vai ser agressivo, mas vocês conhecem o mercado. Não é um mercado fácil. Para quem não tem condição financeira, está quase impossível. E quem tem, e depois da venda (do Rodrygo, negociado com o Real Madrid) melhorou, temos que trabalhar bastante para encontrar. Temos que trazer jogadores para fortalecer o time. Não é só ter grana, não é bem assim. Tem que trabalhar muito. Apesar da condição financeira equilibrada – disse Ricardo Gomes.

Tímido nas contratações em 2018, muito por conta da situação financeira delicada, o Santos promete se reforçar para dar mais opções ao técnico Jair Ventura, mantido pela diretoria no cargo. Ter ficado quase quatro meses sem um executivo de futebol pesou na busca por reforços no mercado.

José Carlos Peres e Ricardo Gomes são os responsáveis pelas negociações (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Com Ricardo Gomes, o panorama deve mudar. Tanto o dirigente quanto membros da diretoria do Peixe garantem que discutem vários nomes nos bastidores. Alguns são de conhecimento púbico, e o GloboEsporte.comtraz a situação de cada um abaixo. Quem está mais perto? Alguma tratativa já melou? As respostas estão abaixo:

Carlos Sánchez

Perguntado sobre o volante, que é titular da seleção uruguaia na Copa do Mundo da Rússia, Ricardo Gomes não titubeou. O executivo confirmou o interesse do Peixe pelo jogador de 33 anos, que atualmente defende o Monterrey, do México.

Sánchez é quem está mais próximo de reforçar o Santos neste momento. Ele tem contrato com o Monterrey até o fim deste ano e poderia assinar pré-contrato a partir de julho para se transferir sem custos em janeiro. O Peixe, porém, deseja ter o uruguaio já após a Copa. Para isso, teria de abrir os cofres para levar o atleta imediatamente.

A boa relação dos clubes, que disputarão amistoso no México no dia 7 de julho, pode ajudar o Peixe a ter um final feliz. O que chamou a atenção da diretoria santista no uruguaio foi sua polivalência. Sánchez é segundo volante de origem, mas desempenha outras funções. Até de ponta ele já atuou.

Além do Monterrey, Sánchez já atuou no Liverpool, do Uruguai, Godoy Cruz e River Plate (onde conquistou a Libertadores), da Argentina, e Puebla, do México. Na última temporada mexicana, o uruguaio participou de 48 jogos e marcou 12 gols.

Carlos Sanchez em ação pela seleção uruguaia (Foto: Reuters)

Bryan Ruiz

O Santos também não esconde o interesse em Bryan Ruiz, mas não vê a negociação com facilidade. Em entrevista há um mês, ao deixar o Sporting, de Portugal, o meia disse que priorizaria ofertas da Europa, o que desanimou dirigentes santistas.

Bryan, porém, não fechou a porta para outros mercados em caso de propostas. Ele está livre no mercado e defende a Costa Rica na Copa do Mundo da Rússia. Nesta sexta-feira, a equipe foi derrotada pelo Brasil e não tem mais chance de avançar às oitavas de final, mas ainda tem um jogo a disputar - contra a Suíça, na próxima quarta-feira, dia 27.

– Isso foi motivo de conversa, mas é um jogador que é depois de Copa do Mundo. Só vão conversar depois. É desejo também. Temos uma lista (de possíveis reforços) extensa. Se não tiver opção, nós vamos para outra. Está saindo livre para o Sporting. Já conversamos, mas pediram para conversar depois da Copa – disse o presidente José Carlos Peres.

Bryan Ruiz em ação na estreia da Costa Rica (Foto: Dylan Martinez/Reuters)


Jailson
Em Porto Alegre, a negociação do volante do Grêmio com o Santos era dada como certa, mas não deve mais ocorrer.

Jailson foi oferecido ao Peixe por meio de investidores. A contratação giraria em torno de R$ 12 milhões, valor considerado caro pela diretoria santista, mesmo que o Peixe não fosse arcar com os custos da tratativa.

Além do preço, outro motivo que fez o Santos recuar foi que o volante não poderia disputar a Libertadores ou a Copa do Brasil, já que já atuou nos torneios pelo Grêmio.

Jailson foi titular do Grêmio no Mundial de Clubes do ano passado (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)


E Lucas Veríssimo? Vai ou fica?

Se a ideia no momento é se reforçar, o Santos já tem uma perda praticamente garantida nos próximos dias. Lucas Veríssimo, na mira de franceses, russos e italianos, deve deixar o clube. Peres disse que o desejo do Santos era mantê-lo, mas que a vontade do zagueiro é ir para o futebol europeu.

– É difícil (segurar Lucas Veríssimo). Nós teremos reunião para conversar de diversos temas. É um desejo dele (ir para a Europa). Pelo clube se manteria, agora com o clube mais equilibrado (após a venda de Rodrygo). O nosso desejo é manter, mas temos que ver o lado do jogador. Ele acha que é momento de sair. Existem algumas propostas, mas agora o Ricardo Gomes será consultado. Atrasamos um pouco a venda até para ouvi-lo. Temos Luiz Felipe, Gustavo Henrique e vários outros. Na defesa estamos bem servidos. E existe uma linha de produção com três bons zagueiros da base. Tudo será analisado, mas não vamos bloquear o desejo dele. Jogadores estão saindo com 15, 16, 17 anos. É difícil segurar. Ele mostrou que é um grande zagueiro. Todos estão querendo – afirmou o presidente.

Lucas Veríssimo deve deixar o Santos (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

O elenco santista se reapresenta da folga de 11 dias na próxima segunda-feira, no CT Rei Pelé. O Peixe disputará amistosos no México em julho. Até o momento, dois estão confirmados: contra o Monterrey, dia 7, e Querétaro, dia 10.

Nenhum comentário: