sexta-feira, 28 de julho de 2017

Veja como Levir pode aproveitar tempo livre para deixar o Santos 100%

Com as atenções voltadas ao Brasileirão e à Libertadores após eliminação na Copa do Brasil, treinador tenta corrigir falhas e testar opções táticas no Peixe


Apesar da eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil, na última quarta-feira, após vencer o Flamengo por 4 a 2, na Vila Belmiro, o Santos vive bom momento na temporada. Ainda assim, Levir Culpi admite que a equipe não está 100% preparada e que é preciso fazer ajustes para as oitavas de final da Taça Libertadores e a sequência do Brasileirão.

O Peixe não é derrotado há um mês e soma oito jogos de invencibilidade – o último revés foi justamente contra o Flamengo na partida de ida da Copa do Brasil, em 28 de junho. Durante esse tempo, o setor defensivo evoluiu. Antes do confronto com os cariocas, o Alvinegro não sofria gols havia quatro jogos. Outra melhora foi no ataque, que marcou oito nos últimos três duelos.

É claro que a queda na Copa do Brasil não era o que o Santos queria, mas, por outro lado, nas próximas datas de disputa da competição (a princípio, nos dias 16 e 23 de agosto), Levir ganhará semanas livres para comandar e aplicar novas táticas à equipe, algo que o técnico não teve desde que chegou.

Levir Culpi quer aproveitar período maior de treinos para deixar o Santos 100% (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Há pouco mais de um mês à frente do Peixe, o treinador teve de preparar o time para atuar duas vezes por semana, com pouco tempo de recuperação de uma partida para outra. Nos últimos 35 dias, o Alvinegro entrou em campo dez vezes.

– (Com a eliminação) Se ganha um espaço para recuperar e treinar. Mas temos bala na agulha para o decorrer dos campeonatos. Brasileirão e Libertadores exigem 100%. E não estamos 100% preparados. Mas tenho esperança em conquistar títulos – disse Levir.

Veja alguns pontos que podem contribuir para isso:

NOVAS OPÇÕES TÁTICAS
Se por um lado a defesa e o ataque estão bem resolvidos, o meio-campo é a principal dor de cabeça de Levir no momento. Com a saída de Thiago Maia, vendido ao Lille, da França, o técnico testou duas formações diferentes, ambas no 4-3-3: com dois volantes (Leandro Donizete e Yuri) e um meia (Lucas Lima), e com um volante (Yuri) e dois armadores (Vecchio e Lucas Lima). A segunda opção foi a preferida. O período de treinamentos pode fazer o treinador optar por novas formações e dar oportunidades a outros atletas.

REFORÇOS
Neste mês de julho, o Santos acertou a contratação de Matheus Jesus e Nilmar, que devem ficar à disposição de Levir em breve. O volante, inclusive, chegou ao Peixe como reposição imediata após a saída de Thiago Maia. Dependendo de suas participações nos treinamentos, o jovem de 20 anos pode figurar na equipe titular, mas ainda não estará em condições ideais para enfrentar o Grêmio, neste domingo.

O atacante, por sua vez, segue aprimorando sua forma física e ainda não tem data prevista para estrear pelo Peixe. Ele deve começar os trabalhos ao lado dos companheiros nos próximos dias.


Nilmar segue aprimorando a forma física e não tem previsão para estrear pelo Santos (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

VOLTA DOS LESIONADOS
Além dos novos atletas, Levir Culpi contará em breve com o retorno dos jogadores que estão no departamento médico: Kayke (edema no músculo reto femoral da perna esquerda), Zeca (em recuperação física), Luiz Felipe (em recuperação de cirurgia no joelho) e Renato (lesão muscular). O primeiro a deixar a longa lista do DM é Gustavo Henrique, que não atua há 10 meses. O zagueiro vai ficar à disposição neste domingo, contra o Grêmio, pelo Brasileirão.


Gustavo Henrique será relacionado contra o Grêmio após 10 meses sem atuar; Luiz Felipe e Zeca ficam à disposição em breve (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

FORMA FÍSICA
Com dois jogos por semana, o desgaste dos atletas é inevitável. O período de trabalhos no CT Rei Pelé possibilita um descanso maior de um jogo para o outro. Além disso, esse tempo é primordial para os jogadores que se recuperam de lesão readquirirem a forma física ideal. Globoesporte

Nenhum comentário: