quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Portuguesa Santista opta por outra proposta e complica nova arena do Santos


O Conselho Deliberativo da Portuguesa Santista aprovou nesta terça-feira (07), por unanimidade, o projeto de construção de uma moderna arena para o clube. Mas, ao invés de optar pela parceria com o Santos, seu clube 'coirmão', foi escolhida a proposta do grupo Mendes, liderado por Armênio Mendes - um dos principais empresários da cidade e responsável por construir a maioria dos shoppings centers na Baixada Santista.

Foram 41 votos a favor do projeto apresentado pelo investidor e nenhum para a proposta do Santos. A decisão da Portuguesa Santista complica o time da Vila Belmiro, já que boa parte do terreno que será utilizado na construção da Arena da Briosa seria empregado no projeto de construção no novo estádio do Santos.

O novo estádio da Portuguesa Santista deve ter capacidade para 12 mil torcedores e ficará em cima de um shopping center de três andares, que incluirá oito salas de cinema e 220 lojas.

O grupo Mendes ainda promete um clube com piscina, estacionamento para mais de 300 carros, além de uma nova sede social.

Agora, os investidores precisam comprar o terreno que pertence a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para iniciar a construção. O espaço também faz parte do projeto do Santos para idealização do novo estádio.

A Portuguesa Santista alega que a proposta feita pelo coirmão não traz benefícios financeiros, já que ela ganharia R$ 70 mil por mês, mas por tempo determinado.

A inclusão da Briosa, como é conhecida o clube na cidade, era importante para o projeto do Santos. Além de utilizar parte do terreno onde está localizado o estádio Ulrico Mursa e seu estacionamento, o Santos ganharia maior visibilidade de sua Arena, pois teria a entrada principal para o canal 1, Avenida Senador Pinheiro Machado.
Arena do Santos ficaria maior com presença da Briosa

O projeto do Santos custará R$ 450 milhões e terá capacidade para 27.286 mil torcedores, mas ainda existe a possibilidade de aumentar o número de pagantes. Após questionamentos sobre a capacidade da arena por parte de alguns conselheiros, o clube paulista e as empresas Fernandes Arquitetura e Conexão 3, parceiras no projeto, não descartam a possibilidade.

A inclusão da Portuguesa Santista poderia aumentar a capacidade da arena, que seria utilizada por Santos, Briosa e Jabaquara, os três clubes da cidade. 

As arquibancadas ficariam atrás dos gols. Do lado leste seriam construídos os setores de cadeiras, enquanto do lado oeste o setor de camarotes e produtos Premium. O estacionamento teria capacidade para dois mil veículos, mas pode aumentar para quatro mil, conforme a demanda.

O Santos terá 40% da participação societária, enquanto 60% ficarão com os investidores responsáveis pela construção. O clube paulista ainda terá direito a 12,5% da bilheteria nos cinco primeiros anos, 15% dos seis aos dez anos, 17,5% dos 11 aos 15 anos, e 40% a partir dos 16 primeiros anos. Uol

Nenhum comentário: