terça-feira, 13 de setembro de 2016

Barcelona deve pedir na Fifa 8,3 mi de euros do Santos no ‘caso Gabigol’




O Barcelona está finalizando a documentação para acionar o Santos na Fifa sob a alegação de desrespeitar a preferência que o clube catalão tinha para igualar propostas pelo atacante Gabriel.

A intenção dos espanhóis é pedir que a federação internacional obrigue o time brasileiro a devolver os 3,2 milhões de euros pagos pelo Barça pela prioridade em relação a Gabigol, Victor Andrade e Geuvânio e mais 5 milhões de euros como multa e indenização.

A Fifa tem legitimidade para julgar o imbróglio, pois foi apontada como foro em caso de litígios referentes ao contrato da venda de Neymar. A prioridade sobre o trio foi dada na transação que colocou Neymar no Barcelona, que não exerceu a opção em relação aos outros dois jogadores. Quem se sentir prejudicado com a decisão poderá ainda recorrer ao CAS (Corte Arbitral do Esporte).

Conforme revelou o blog, o Santos mandou uma carta para o Barça no último dia 29 avisando sobre a proposta da Internazionale de Milão por Gabigol e pedindo uma resposta até o dia 30 às 5h pelo horário brasileiro. No mesmo documento, a direção santista admitiu que o contrato de preferência dava aos espanhóis três dias uteis para responderem, mas alegou que a oferta italiana chegou no dia 28 e que a janela de transferências para a Europa se encerraria no dia 31. Assim, o Santos pediu a “gentilmente” para o Barça se manifestar dentro do novo prazo estipulado.

O departamento jurídico do clube catalão vai alegar também que, apesar de a agremiação brasileira dizer ter recebido a proposta em 28 de agosto, Gabriel já tinha feito exames médicos para a Inter, na Itália, e posado segurando a camisa do time italiano.

Nesta segunda, Modesto Roma Júnior, presidente do Santos, não atendeu aos telefonemas para falar sobre o assunto. Mas no último dia 2, ao ser indagado pelo blog sobre a intenção do time espanhol de abrir um processo na Fifa, ele disse o seguinte: “O Barcelona que faça o que quiser. Não se esqueça que eles entenderam que não deviam pagar para o Santos 2 milhões de euros previstos em contrato (pela indicação de Neymar como finalista do prêmio de melhor do mundo da Fifa)”.

Na ocasião, os catalães declararam que não fariam o pagamento porque os santistas contestam o contrato da venda do atacante na Fifa, assim, afirmaram, que a contestação também valia para o bônus relacionado a Neymar.

Modesto também disse que propostas oficiais só chegam após os jogadores realizarem exames médicos.

Segundo a Folha de S.Paulo, a diretoria do Santos tem guardado um e-mail enviado no dia 25 de agosto para o Barça avisando que estava negociando Gabriel por R$ 29,5 milhões de euros e que, após 24 horas sem resposta, o negócio foi fechado.

Por Perrone

4 comentários:

Naldo disse...

Saudações a todos Mortais Santistas! Caro amigos, leitores do blog, tem coisas que parece só nosso time para fazer. Somente esse ano verificamos inúmeros casos de processos onde fomos acionados na Justiça por irregularidades, falta da pagtos etc, etc. Aí eu pergunto... será que é difícil trabalhar correto!? Nesse caso especifico, se tem um contrato onde diz que determinado time tem preferencia de compra e deve respeitar 3 dias para o mesmo tomar decisão, porque não fizeram?? Mais um processo e consequentemente mais dinheiro escapa pelo "ladrão" por incompetência. Grande Abraço!

Unknown disse...

Bom vejo esse blog sempre acho legal mais me desculpe naldo voce esta equivocado nessa opniao..... o barça desrespeito o contrato bem antes nao fazendo um amistoso e nao pagando pela inticaçao do neymer entre os tres primeiro do mundo......quem esta errado e eles pq eles nao respeita a parte deles e que que o santos respeite ....

Unknown disse...

Bom vejo esse blog sempre acho legal mais me desculpe naldo voce esta equivocado nessa opniao..... o barça desrespeito o contrato bem antes nao fazendo um amistoso e nao pagando pela inticaçao do neymer entre os tres primeiro do mundo......quem esta errado e eles pq eles nao respeita a parte deles e que que o santos respeite ....

Naldo disse...

Alifer agradeço pelo comentário e audiência, sim vc tem razão nessa questão isso ocorreu mesmo, por isso o Santos acionou o Barcelona na Justiça, mas um erro não justifica o outro, infringimos um acordo (contrato) onde nos seremos acionado tb. Esse espaço é nosso, fiquem a vontade Grande abraço