quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Por números, Santos vira 'favoritaço' no Brasileiro se mantiver Lucas Lima e Gabigol



Atualmente segundo colocado do Campeonato Brasileiro, o Santos briga pelo título com o Palmeiras, que lidera o torneio com três pontos a mais, mas o fim dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e da janela de transferências para a Europa podem fazer com que a equipe da Vila Belmiro consiga dar o arranque necessário para ficar com a taça deste ano.

O motivo é que após a participação da seleção olímpica o Santos terá de volta ao elenco o lateral esquerdo Zeca, o volante Thiago Maia e o atacante Gabigol.

Além de recuperar três titulares, poderá repetir novamente a dupla Gabigol e Lucas Lima, o que potencializa as chances do time alvinegro buscar o troféu brasileiro.

Lucas Lima e Gabigol estiveram juntos em campo oito vezes neste Campeonato Brasileiro e o Santos foi quase perfeito: seis vitórias, um empate e uma derrota. Aproveitamento de 79% dos pontos, que já é superior ao do líder Palmeiras (65%).

Sem um deles ou até sem nenhum, o rendimento santista despenca e passa a ser inferior ao dos primeiros nove colocados. Apenas 47% dos pontos conquistados no Campeonato Brasileiro, com cinco vitórias, dois empates e cinco derrotas em 12 jogos. 

Assim ficaria à frente do Sport, décimo colocado, com 43% de aproveitamento.

Outro exemplo da força da dupla Lucas Limas e Gabigol: com eles, a média de gols do Santos é de 2,5 tentos por partida. Com um deles ou nenhum deles, ela cai para 1,25.

O último jogo que eles fizeram juntos foi em 16 de julho contra a Ponte Preta. Na ocasião, o Santos venceu por 3 a 1, com gols de Victor Ferraz, Vitor Bueno e Gabigol.

O que pode atrapalhar os planos santistas em relação à dupla é o mercado europeu. Até o dia 31 de agosto as equipes podem contratar e Gabigol está na mira de gigantes como Manchester United, Atlético de Madri, Inter de Milão e Juventus.

O Santos e o jogador deve discutir essa questão assim que ele retornar à Vila Belmiro. O clube pretende segurá-lo na expectativa de buscar a taça e vendê-lo por cifras maiores.

ESPN

Nenhum comentário: