segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Análise: Santos abusa de tropeços e se afasta de briga por título brasileiro

Mesmo com um dos melhores elencos do campeonato, time de Dorival Júnior vacila contra rivais que lutam contra a degola, como o Figueirense, e vê líderes mais longe

Num campeonato em que a irregularidade é marca, o Santos abusa de seus tropeços. Vacilos como o do último domingo, uma derrota em casa para o Figueirense, afastam o clube com um dos melhores elencos do torneio da disputa pela liderança.

Todos os times da parte de cima da tabela tiveram – e ainda terão – momentos para lamentar. É esse o motivo de tantos ainda se colocarem como candidatos à taça deste Brasileiro.

Mas as pretensões da equipe de Dorival Júnior ficam ameaçadas com uma sequência como a atual: nos últimos quatro jogos, uma vitória sobre o Atlético-MG e três derrotas para equipes que buscam, apenas, fugir da segunda divisão (além do Figueirense, Coritiba e América-MG).

Contra os catarinenses, o ataque santista falhou – com a ressalva de que o goleiro Gatito Fernandez teve papel importante em manter intocado o gol dos visitantes. Ricardo Oliveira acertou a trave numa falta, Victor Bueno se enrolou sozinho na melhor chance do primeiro tempo. Luiz Felipe, no segundo, parou no arqueiro rival.

Foram 23 finalizações do Santos. A única que entrou, de Gabriel, no fim, foi anulada corretamente por impedimento. O Figueirense, dentro de seu plano, arriscou chutes de longe, sem sucesso, mas Rafael Moura não desperdiçou a oportunidade de marcar no início da etapa final em cobrança de pênalti indiscutível, de Thiago Maia em Jefferson.

Discutível foi outro lance de pênalti, esse a favor do Santos, ignorado pela arbitragem. Com 25 minutos de jogo, Victor Ferraz cruzou para trás, a bola bateu nas pernas e, depois, no braço de Werley. Houve reclamação, mas o juiz Bruno de Araújo (RJ) manteve sua posição.

Dorival Júnior tem em suas mãos um grupo capaz de buscar o título – faltam ainda 16 jogos, são mais 48 pontos em disputa. Não há dúvida de que o time perde qualidade com a partida de Gabigol para a Itália, mas o Santos, ao contrário de outros rivais, se antecipou à ausência do jovem atacante e tem Copete pronto para assumir, agora de vez, o lugar entre os titulares.

A queda passa, entretanto, pelo momento ruim de Lucas Lima. O meia, apontado como um dos principais alvos de europeus nesta janela de transferências, fez partidas abaixo do que se espera dele contra América-MG, Coritiba e Figueirense – esteve suspenso, coincidentemente, na vitória sobre o Atlético-MG por 3 a 0, em casa. Há dois dias do fim do período de negociações, ele não deve deixar a Vila Belmiro neste momento.

Dorival agora terá tempo para arrumar a equipe. Com 36 pontos, na quinta posição, o Santos volta a campo em 8 de setembro, contra o Inter, em Porto Alegre, pela 23ª rodada do Brasileiro. Globoesporte.com

3 comentários:

Unknown disse...

Nós, não só torcedores, mas pessoas que amam o Santos F.C estamos tristes, não só pela saída de Gabriel, mas a forma irregular como o Santos vem praticando seu futebol. Perder para o América Mineiro? Para o Coritiba depois de estar ganhando o jogo e principalmente perder em casa para o Figueirense, times na região da degola. Do jeito que está não seremos campeões esse ano, bem como fica difícil classificar para a Libertadores. Atletas como Tiago Maia, Lucas Lima, copete e Vitor Bueno caíram muito de produção, depois de bons começos de cada partida. Qual seria o motivo? As especulações da janela de transferências internacionais?. Todo mundo esperando propostas ao Santos e perdendo o foco pelo time do Santos FC? O Santos contra o Figueirense foi um amontoado de jogadores, sem um plano de jogo, atletas nervosos, desarticulado, perdido em campo, sem saber o que fazer dentro de campo. Vamos reagir?

:.tossan® disse...

O que é mais fácil acontecer: Dilma ser afastada definitivamente ou o Peixe ser campeão? Dilma teve a chance de confessar mea culpa, o Peixe teve as chances de vencer o América, Coritiba e Figueirense em casa com o time completo. Ser santista é bom por causa do coração, mas ele fica sempre assustado e nada seguro como agora. Abraço

Unknown disse...

A situação da Presidente afastada sua Exª Dilma Roussef sai na quarta-feira. Quanto ao Santos FC entendo que o jogo contra o Internacional será um divisor de água. Se perdermos a partida, adeus brasileirão 2.016 e será mais um ano lamentável igual a 2015 quando o Santos, cheio de chances, jogou a toalha para se dedicar exclusivamente a Taça Brasil e vimos o que aconteceu. Vamos aguardar Vasco x Santos dia 21/09, ganhando esse jogo ou conseguindo a classificação pelo menos. Avante Dorival; anime esse time. Cobre o time que ainda há tempo. Da dó ver o Ricardo Oliveira sozinho na frente, isolado, ninguém joga com ele. Dê sua resposta em capo Lucas Lima. Vamos acreditar.