quinta-feira, 5 de maio de 2016

Santos teme por estrago em convocação para a Copa América




A lista de jogadores convocados por Dunga para a disputa da Copa América Centenária será divulgada a partir das 11 horas desta quinta-feira. E, no Santos, o clima é de tensão. Isso porque Ricardo Oliveira, Gabriel e Lucas Lima estão na pré-lista de 40 nomes do técnico da Seleção Brasileira. Assim, caso sejam confirmados no grupo que defenderá o Brasil nos Estados Unidos, o time perderá seus três principais jogadores por até 34 dias.

Ricardo Oliveira e Lucas Lima dificilmente devem ficar de fora. Gabriel, sim, seria uma surpresa, já que só tem uma convocação para Seleção principal em seu currículo, quando foi chamado para o lugar de Neymar, contra o Paraguai, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. O atacante do Barcelona teve de cumprir suspensão na ocasião.

Como os jogadores terão de se apresentar dia 22, em Los Angeles, e a final da Copa América está marcada para o dia 26 de junho, os santistas que forem convocados perderão até nove rodadas do Campeonato Brasileiro (da 3ª à 11ª).

Dorival Júnior, então, terá de se virar com as opções que tem ou com reforços que ainda podem chegar. A diretoria alvinegra não nega que está atuado nos bastidores para atender os pedidos do treinador, mas enfrenta dificuldades, principalmente financeiras.

Por ora, o jovem camaronês Joel seria o substituto imediato de Ricardo Oliveira, enquanto as opções para os lugares de Gabriel e Lucas Lima são diversas, mas, longe do nível dos titulares. São elas: Paulinho, Patito, Lucas Crispim, Ronaldo Mendes, Serginho, Rafael Longuine, Maxi Rolón e Elano.

Para ter uma noção do estrago que seleção brasileira pode causar à equipe do Santos, comprometendo o planejamento do clube de voltar a lutar pelo título do Campeonato Brasileiro depois de quase uma década, o trio formado por Ricardo Oliveira, Gabriel e Lucas Lima participou de 26 gols dos 33 marcados pelo time no Campeonato Paulista.

O centroavante e capitão tem seis gols e três assistências, atrás de Gabriel na artilharia, que tem um gol a mais e as mesmas três assistências. Já o meia Lucas Lima deu cinco passes para gol e foi às redes duas vezes.

E se Gabriel é o que tem menos chances de virar desfalque neste período por causa da Copa América, que comemora os 100 anos da Conmebol em 2016, o camisa 10 é praticamente nome certo na convocação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Neste cenário, Dorival perderia o jogador por até seis rodadas (da 17ª à 22ª) no Brasileirão. Zeca é outro que tem grandes chances de entrar no grupo sub-23, enquanto Gustavo Henrique e Thiago Maia correm por fora e podem tornar a situação dramática para o Santos na temporada.

ESPN

Nenhum comentário: