sábado, 5 de março de 2016

Dorival usa grandes europeus como exemplo para Santos ser mais 'controlador' em 2016



Quem assistia o Santos da última temporada, campeão do Paulistão e vice da Copa do Brasil, se encantava com a velocidade que a equipe exercia para chegar ao gol dos adversários. Saídas rápidas, enfiadas de bola em profundidade e muito jogo vertical de Gabriel, Lucas Lima, Geuvânio & Cia.

Em 2016, no entanto, o técnico Dorival Júnior tem tentando ampliar esse seu repertório ofensivo. Sem abrir mão das rápidas transições, que seguem perigosas, o comandante agora cobra dos atletas um maior controle de jogo com a posse da bola.

Conforme apurado pela reportagem, o comandante santista tem usado grandes europeus, no caso Barcelona e Bayern de Munique, como parâmetros para estipular metas ao grupo. A ideia, claro, não é copiar situações do modelo de jogo de catalães e bávaros, mas sim fomentar este novo comportamento entre os jogadores durante treinos e reuniões.

O plano central é deixar a equipe mais equilibrada, mantendo as transições ofensivas rápidas que funcionam, mas também praticar um jogo mais apoiado e com passes curtos. É possível visualizar um aumento de triangulações entre os jogadores (veja na imagem abaixo). Com isso, a tendência é que o "Peixe" passe a propor mais o jogo e, o mais importante, controlar os adversários tendo a bola.

ESPN

2 comentários:

Unknown disse...

parabens dorival ja estava na nora de alguem implantar um sistema europeu aquino no brazil e bota nosso santos na ponta da

Unknown disse...

parabens dorival ja estava na nora de alguem implantar um sistema europeu aquino no brazil e bota nosso santos na ponta da