sábado, 20 de fevereiro de 2016

Santos pode mudar esquema por vitória na arena do Palmeiras; análise

Enquanto a dúvida estava entre Patito Rodríguez e Paulinho no ataque, o técnico Dorival Júnior cogitou a escalação do meia Serginho e a mudança tática no clássico

Acostumado a jogar com três atacantes, o Santos pode ter uma mudança tática para o clássico contra o Palmeiras neste sábado, às 17h (de Brasília), na arena palmeirense, pela quinta rodada do Campeonato Paulista.

Após as saídas de Marquinhos Gabriel e Geuvânio, o Peixe ainda não encontrou o parceiro para Gabriel e Ricardo Oliveira no comando de ataque. Nas três primeiras rodadas, jogou Paulinho, reforço que veio do Flamengo. Já contra o Novorizontino, Patito Rodríguez, que voltou de empréstimo ao Johor, da Malásia, foi titular e saiu aos 15 minutos do segundo tempo. Enquanto a dúvida se mantinha entre os dois, o técnico Dorival Júnior testou o meia Serginho como titular em dois treinos fechados nesta semana e cogitou a mudança de esquema tático do 4-3-3 para o 4-4-2, com mais um armador.

– São três boas alternativas que estamos vendo. Aos poucos, cada um vai buscando seu espaço. Temos o Serginho, como mais um meia, o Patito, jogador bem agudo, e Paulinho, que cumpre uma função tática e não deixa que percamos a velocidade pelos lados. Espero que tenhamos boas opções e, principalmente, uma resposta, até porque estou satisfeito com o que estou vendo em relação ao pouco tempo de trabalho. São apenas 40 dias que esses dois (Paulinho e Patito) estão conosco e já começam a alcançar um posicionamento bem melhor do que foram os treinos iniciais – explicou o treinador santista.

Caso a opção seja por Paulinho ou Patito, que vêm se revezando na posição, o Alvinegro mantém a estrutura ofensiva dos últimos anos e a utilizada por Dorival desde a sua chegada, em maio de 2015, com três atacantes – dois pelas pontas e um centroavante (veja abaixo).

Com três atacantes, Santos manteria o sistema ofensivo dos últimos anos, utilizado sempre por Dorival

Se Serginho for a novidade ao lado de Lucas Lima na armação, o Santos ganha uma nova cara, com maior presença no meio de campo e posse de bola, e dois atacantes com menor cobrança na marcação – Gabriel e Ricardo Oliveira (veja abaixo). 

Serginho pode ser a novidade de Dorival Júnior, com mais um jogador no meio-campo e o 4-4-2

A decisão deve ser tomada por Dorival minutos antes da partida. Até porque o Palmeiras não conta com Lucas Barrios, lesionado, e também pode ter mudanças na estrutura tática. Fato é que com dois ou três atacantes, o Santos espera retomar o bom futebol do segundo semestre do ano passado para conquistar a primeira vitória na arena do Palmeiras, depois de três derrotas em 2015.

O Peixe é o segundo colocado do Grupo A do Campeonato Paulista, com oito pontos, após duas vitórias e dois empates. O líder é o São Bento, também com oito pontos, mas à frente pelos critérios de desempate.

Globoesporte.com

Nenhum comentário: