quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Grêmio e Santos se enfrentam no Sul em confronto pelo G-4 do Brasileiro



Um dos duelos mais esperados desta 30ª rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá na noite desta quinta-feira, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Integrantes do G-4 antes da parada para as eliminatórias, Grêmio e Santos farão um duelo direto em busca de objetivos altos na parte de cima da tabela. Enquanto o Tricolor Gaúcho ainda sonha com o título e busca se distanciar da turma que vem logo abaixo, o Santos pode diminuir a distância para o próprio Grêmio de seis para apenas três. O jogo está marcado para as 21h, horário de Brasília.

"Temos que ter consciência do momento da competição. A dificuldade de estarmos enfrentando uma equipe regular em todo o campeonato, bem treinada e com ótimos jogadores. Certeza de um jogo difícil. Temos jogadores fora, mas temos atletas prontos, preparados", engrossou o tom Dorival Júnior.

O treinador santista evita lamentações, mas sabe que terá dificuldades para montar sua equipe nesta quinta. Gustavo Henrique ainda não se recuperou das dores musculares e cederá espaço para Werley formar dupla com David Braz. Na direita, Victor Ferraz está fora por causa de um problema na coluna e Daniel Guedes cumpre suspensão. Com isso, Zeca será improvisado na direita e Chiquinho segue no lado oposto.

No meio, a dúvida é Lucas Lima, que apesar do desgaste após defender a seleção brasileira, deve iniciar o jogo. Já Ricardo Oliveira, titular do Brasil na terça, em Fortaleza, dificilmente sairá jogando. Neste caso, o Santos está preparado para jogar com Gabriel na referência do ataque, com Neto Berola e Leandro pelas pontas.

"Se não tivermos uma equipe próxima do que o Santos estava apresentando, em termos de luta teremos uma equipe brigando, ativa, buscando o resultado", avisou Dorival, que também usou a pausa na competição para estudar seu adversário.

"É um time que não joga com um jogador de referência. Mesmo o Bobô, que na teoria seria este jogador, não tem executado este papel. Ele sai muito justamente para dar condições de infiltrações constantes. Dificilmente, no jogo, conseguimos marcar todas as possibilidades possíveis, mas, pelo menos um alerta cabe para que não sejamos surpreendidos", explicou.

Por outro lado, a parada de dez dias no Brasileirão foi fundamental para que o técnico Roger Machado pudesse treinar fundamentos e tática, algo que era simplesmente impossível nos últimos dois meses, quando o Grêmio entrou em campo nada menos que 17 vezes num intervalo de apenas 53 dias. Mesmo distante nove pontos do líder Corinthians, o time gaúcho ainda pesa no título , há nove rodadas do fim da competição.

"Vamos voltar fortes, com tudo. Agora temos nove finais pela frente nesta reta final do campeonato. Sabemos que estamos numa posição boa dentro do G3, mas tem gente atrás chegando. Quanto mais a gente somar pontos, melhor", projeta o lateral esquerdo Marcelo Oliveira. A distância do Grêmio para o quinto colocado antes do início da 30ª rodada era de seis pontos. O terceiro lugar, e a garantia de uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2016, é o objetivo mínimo do Tricolor nestes últimos dois meses do ano.

Para a partida desta quinta, o grande reforço de Roger é o volante Maicon. Recuperado de lesão muscular na coxa, o capitão gremista deve formar dupla com Walace, que retorna após disputar dois amistosos com a seleção olímpica.

O mesmo vale para o atacante Luan, que também foi convocado, e vai para o jogo mesmo sem ter treinado nos últimos dias com os companheiros. A grande indefinição está no seu companheiro de ataque. Pedro Rocha e Bobô disputam posição, mas Roger prefere não abrir quem será o titular.

Os dois desfalques gremistas estão na defesa. Com lesão no ombro após uma queda durante um rachão da seleção brasileira, o goleiro Marcelo Grohe para por 15 dias, dando lugar a Bruno Grassi. Já Erazo, que foi destaque do Equador nas duas primeiras rodadas das eliminatórias para a Copa de 2018, atuou terça diante da Bolívia. Por desgaste físico, dará lugar ao reserva Bressan.

FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO X SANTOS

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 15 de outubro de 2015, quinta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Marielson Alves da Silva (BA)
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira (BA) e Marcos Rocha de Amorim (BA)

GRÊMIO: Bruno Grassi; Galhardo, Geromel, Bressan e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano e Douglas; Luan e Bobô (Pedro Rocha). Técnico: Roger Machado

SANTOS: Vanderlei, Zeca, David Braz, Werley e Chiquinho; Thiago Maia, Renato e Lucas Lima (Marquinhos Gabriel); Neto Berola, Leandro e Gabriel. Técnico: Dorival Jr

ESPN

Nenhum comentário: