sexta-feira, 13 de março de 2015

Há 82 anos, morria Urbano Caldeira

Em 13 de março de 1933 morria, em sua residência na cidade de São Vicente, Urbano Caldeira Filho, um dos personagens mais importantes de toda a centenária história do Santos Futebol Clube.

Nascido em Florianópolis (SC) no 16 de setembro de 1890, Urbano foi, dentro do clube, de Diretor Geral de Esportes até aparador da grama da Vila Belmiro. Também ex-zagueiro (jogou no período de 1913 até 1918 e marcou dois gols), Caldeira dedicou grande parte de sua curta vida - faleceu aos 42 anos - ao seu grande amor, o Santos FC.

Urbano tinha como uma de suas maiores paixões, depois do Santos FC, o Carnaval. Fundou o Bloco "Flor do Ambiente", que posteriormente passou a se chamar "Bola Alvinegra". Em uma viagem ao Rio de Janeiro, enquanto desfrutava o Carnaval de lá, contraiu pneumonia, doença que acabou ocasionando seu óbito.

Após sua morte, em sua homenagem e reconhecimento aos serviços prestados ao clube e também pelo legado deixado, o estádio santista ganhou seu nome. Conhecido como o primeiro "Gigante da Vila", Caldeira também é um dos Patronos do Peixe, juntamente com Modesto Roma.

A Tribuna On Line

Nenhum comentário: