quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Santos FC promove palestra com o tema “Racismo no Futebol”


O dia da Consciência Negra é comemorado nesta quinta-feira (20). Apoiando a causa de combate ao preconceito racial, o Santos FC ofereceu uma palestra, na última quinta-feira (13), com o tema “Racismo no Futebol”, a todos os atletas das categorias de base do Peixe. A palestra faz parte do projeto “#MuitoAlémdoFutebol”, em parceria com o UNICEF.

À frente da palestra, a assistente social do Clube, Silvana Trevisan, convidou o presidente Odílio Rodrigues, o goleiro Aranha, o coordenador de projetos esportivos da Fundação Settaport, Donald Verônico, o coordenador de Promoção da Igualdade Racial e Ética de Santos, Jorge Fernandes, os ex-atletas Edu e Abel e, todas as comissões técnicas das categorias de base, para adicionarem conhecimento aos Meninos da Vila.

Além destes, membros do Educafro (Movimento Educação e Cidadania de Afrodescendente e Caresntes), UNEAFRO (União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e classe trabalhadora), e o representante do Conselho da Comunidade Negra de Santos, Orlando Rodrigues, também compareceram para passar algumas mensagens aos atletas do Peixe, que ainda estão em formação, e para homenagear o goleiro Aranha.

“O nosso objetivo é esclarecer para os Meninos da Vila, assim como para a sociedade, que o negro tem uma história. Uma história de raça e conquista para a equidade e igualdade. E isso serve para eles levarem para a vida toda. Desmistificar a questão do negro na sociedade. A participação do negro foi muito importante para a formação do povo brasileiro”, disse a assistente social, Silvana Trevisan.

Representando o elenco profissional, o goleiro Aranha falou um pouco sobre sua experiência com o assunto e ressaltou a necessidade de palestras com este conteúdo para os atletas e seus familiares.

“O racismo e o preconceito vêm da falta de conhecimento. Muitas vezes ele é passado de geração em geração, como um vício antigo. As vezes praticamos o ato sem saber que estamos praticando porque isso já é algo normal. É importante falarmos sobre isso e levar essa discussão e debate para as pessoas se conscientizarem que o racismo é errado”, afirmou o camisa 1 do Peixe.

Contente com a iniciativa e o aprendizado, o goleiro Fernando Castro, do Sub-17, revela que todo conhecimento adquirido na palestra deve ser colocado em prática.

“Somos o futuro dos atletas e da sociedade. É bom ter essa conversa com o Aranha e com os demais palestrantes. É bom também o Santos FC se importar com isso. Não só com a formação de atletas, mas também com a formação de homens”, ressaltou o jovem atleta.

Santos FC

Nenhum comentário: