segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Enderson valoriza bom momento do Santos após vitória contra o Palmeiras

Treinador elogia a atuação do Peixe na vitória por 3 a 1 sobre o rival, neste domingo, pela 29ª rodada do Brasileirão. Comandante vê equipe bem preparada fisicamente

O técnico Enderson Moreira gostou das atuações do Peixe, tanto pelo Brasileirão, quanto pela Copa do Brasil. Depois de vencer o Botafogo, por 5 a 0, na última quinta-feira, pelas quartas de final do torneio mata-mata, e o Palmeiras, por 3 a 1, na tarde deste domingo, no Pacaembu, pela 29ª rodada do campeonato nacional, o treinador valorizou a atuação de seus comandados, que conseguiram superar o cansaço de dois jogos em quatro dias.

- O Santos está crescendo, tem feito bons jogos, tido maturidade para jogar fora de casa contra torcidas que incendeiam o adversário e, além de jogar, tem tido consistência defensiva. Temos filtrado jogadas dos adversários - disse o treinador.

Sobre a partida contra o Palmeiras, o treinador acredita que o placar, construído com certa facilidade, é fruto da tranquilidade da equipe.

- Depois que fizemos os gols, começamos a atuar melhor e tivemos boas situações. Depois, o Palmeiras equilibrou a partida, mas, uma equipe com 2 a 0 no placar, não precisa se expor, ainda mais depois do jogo de quinta-feira. O placar não poderia ser diferente a partir do que produzimos - comentou.

Com o resultado, o Peixe chegou aos 45 pontos e se manteve na sétima colocação na tabela do Campeonato Brasileiro. Na próxima quarta, o Alvinegro Praiano recebe o Fluminense, às 22 horas (de Brasília), na Vila Belmiro.

Veja os principais tópicos da entrevista coletiva do técnico Enderson Moreira:

Descanso no fim da partida

Fico até desapontado. Tivemos jogadores com câimbras, que foram à exaustão. Alison pediu para sair, Lucas Lima saiu. O Gabriel estava cansado, Geuvânio também. É um desgaste enorme, em um horário diferente. Estou há 13 jogos no Santos e só fizemos um jogo às 16h. Hoje foi muito quente. Mas o importante foi que vencemos. O time buscou com todas forças o resultado e mereceu a vitória.

Discussão com Valdívia

O que aconteceu foi que o Mouche fez uma falta no Rildo e eu fui falar com ele, sei que é difícil perder, perdemos de três para o Criciúma e foi complicado. Nossa equipe, em momento algum fez provocação. Tentamos jogar futebol, disputar, não vejo motivo para entrada daquela naquela altura do jogo. Não sei porque o Valdívia veio falar. Não dirigi a palavra a ele em momento algum, mas é coisa do futebol, não teve problema. 

Sequência

Se alguém não apresentar condições, teremos de buscar alternativas. O Santos está crescendo neste momento, tem feito bons jogos, tem tido maturidade para jogar fora de casa contra torcidas que incendeiam o adversário e, além de jogar, tem tido consistência defensiva.

Substitutos para Lucas Lima

Não temos substituto para o Lucas Lima e tivemos de criar possibilidades. O Renato tem característica de trabalhar a bola e, na situação do jogo, era bom ter um jogador que desse melhor passe, apesar de ter característica diferente, o Lucas é mais veloz. Não foi para tirar o pé, apesar de estarmos desgastados. O Lucas tem uma característica que é difícil no futebol. Ele joga por dentro com boa intensidade, acelera bem o jogo. Não é dificuldade só nossa, mas do futebol brasileiro. Mas temos boas possibilidades. Não tenho pressa de definir isso. Estamos com grupo que consegue fazer boas partidas, quando um tem dificuldade, outro acaba sobressaindo. 

Velocidade do ataque

Queria ressaltar a condição física da equipe, muito privilegiada. Mesmo tendo jogado quinta-feira, mantivemos bom nível de jogo. Temos jogadores de velocidade, utilizamos de acordo com o que possa acontecer. No começo, o Palmeiras ficou mais atrás, os espaços eram menores, a partir do momento em que eles saíram para o jogo, pudemos ter mais espaço para aproveitar o contra-ataque. 

Ataque ideal

Na partida de quinta, tivemos o Rildo, podemos jogar com o Damião ou o Thiago, o importante é ter peças importantes, não temos apenas quatro fixos, temos boas possibilidades e, a partir do perfil da equipe, vamos moldando. 

Alison

Vamos avaliar ainda, é prematuro, ele sentiu um desconforto. Tem outros jogadores que saíram sentido; Vamos aguardar. 

Calendário 

Estamos num campeonato com regras estabelecidas e temos de disputar. Precisamos ter pessoas que pensem mais no jogo, não podemos ter tentas partidas em sequencia. Uma equipe que consegue uma vaga na semifinal da Copa do Brasil, não pode ser penalizada. Um time com jogadores de alto nível não pode ser punido quando eles vão para a seleções. Esses jogadores tem de sem desfalcar suas equipes. Temos de pensar o calendário de forma mais inteligente. 

Globoesporte.com

Nenhum comentário: