terça-feira, 19 de agosto de 2014

Santos é absolvido no STJD por conta de copo d'água atirado em Cássio


Clube foi levado a julgamento por conta de relato do árbitro Raphael Claus na súmula do clássico contra o Corinthians. Alison também ficou livre de gancho por expulsão

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu absolver o Santos em julgamento na tarde desta segunda-feira, no Rio de Janeiro. O clube foi julgado por conta de um copo d'água atirado pela torcida em direção ao goleiro do Corinthians, no clássico do último dia 10, na Vila Belmiro. O Peixe identificou o infrator.

Na súmula da partida, o árbitro Raphael Claus relatou que "antes do início do segundo tempo, um copo com água foi atirado em direção ao goleiro Cássio, arremessado da arquibancada em que estava a torcida do Santos". Diante da informação, o STJD colocou o clube em julgamento.

Enquadrado no artigo 213 do Código de Justiça Desportiva (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo), o Peixe apresentou como defesa um Boletim de Ocorrência feito no dia seguinte ao jogo, depois que o torcedor que arremessou o objeto reapareceu no clube para assumir o gesto.

E ressaltou também que esses casos têm de ser analisados de maneira diferente, porque "um copo d'água não é uma pedra ou um rádio". O promotor William Figueiredo, no entanto, afirmou que esses casos de objetos arremessados ao gramado tem sido cada vez mais recorrentes. E que a responsabilidade de inibir é do clube.

- Não se pode admitir determinadas condutas. Estão aumentando em vez de reduzir - disse.

Só que o fato de o Santos ter encontrado o culpado e feito o Boletim de Ocorrência ajudou na defesa. E o clube foi absolvido de multa de R$ 100 a R$ 100 mil e também de perda de mando de campo. Julgado por sua expulsão no clássico, Alison também foi absolvido. Como já cumpriu a suspensão automática, ele segue livre para defender o clube.

Globoesporte.com

Nenhum comentário: