quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Retorno de Gabriel "embaralha" cabeça de Oswaldo antes de clássico

Técnico aguarda volta do camisa 10 e deve utilizá-lo contra o São Paulo, mas ainda não sabe como. Lesão de Robinho pode abrir uma vaga para o atacante na ponta

O atacante Gabriel deve ser a principal novidade do Santos no clássico deste domingo, contra o São Paulo, no Morumbi, pela 17ª rodada do Brasileirão. Campeão do Torneio Internacional de Cotif, na Espanha, com a seleção brasileira sub-20, ele se reapresenta na sexta-feira no CT Rei Pelé. O técnico Oswaldo de Oliveira quer aproveitar o atleta, artilheiro santista na temporada com 15 gols, mas ainda não decidiu como.

– Só depende de como ele chegar na sexta-feira. Se estiver bem, vai para o jogo. Como ele vai jogar? Bom, ainda não sei. Vai depender dessa questão do Robinho. O Rildo também fez boa partida... Vamos aguardar, ver como ele chega, daí resolvemos – disse Oswaldo, que costuma afirmar, nas entrevistas coletivas, que Gabriel pode atuar em qualquer função no ataque.

A lesão de Robinho, que sentiu a coxa direita na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR, quinta-feira, pode abrir uma vaga para Gabriel na ponta – setor que lhe é familiar, apesar de pouco ter atuado em 2014. Neste caso, o atacante teria a concorrência de Rildo, que joga por aquele lado do campo e foi bem no lugar do camisa 7 diante do Furacão, ganhando elogios de Oswaldo.

Dos 33 jogos de Gabriel no ano, ele jogou como atacante pelos lados só cinco vezes, marcando um de seus 15 gols em 2014. A "estreia" na função foi na derrota por 4 a 1 para o Penapolense, no Paulistão – ele entrou na etapa final na vaga de Thiago Ribeiro. Gabigol também atuou como ponta nas vitórias por 4 a 1 sobre o Oeste (também no Estadual), e 2 a 1 no Princesa do Solimões (Copa do Brasil), além dos empates sem gols com Coritiba e Grêmio, no Brasileiro.

O melhor retrospecto de Gabriel no ano é como centroavante, função que vinha exercendo no Brasileirão até a convocação: são oito gols em 16 jogos, com 12 vitórias, dois empates e duas derrotas. Quando deixou o Santos para atuar na Seleção sub-20, deu lugar a Leandro Damião – que, a princípio, seguirá como titular no clássico deste domingo.

Outro papel exercido por Gabigol em 2014 foi o de meia-atacante, na função que atualmente é de Lucas Lima. O camisa 10 jogou por ali em boa parte do Paulistão e no início do Brasileirão – quando Geuvânio ainda era titular. Foram seis bolas na rede em 12 partidas como armador, com oito vitórias, três empates e uma derrota.

A definição sobre a participação de Gabriel no clássico e a função que exercerá ficará mesmo para depois dos treinos de sexta e sábado. Até lá, Oswaldo seguirá com a cabeça "embaralhada".

Globoesporte.com

Nenhum comentário: