segunda-feira, 28 de julho de 2014

Santos se firma com defesa regular, e Alison destaca equilíbrio entre setores


Peixe tem apenas seis gols sofridos no Campeonato Brasileiro e a melhor defesa da competição, ao lado do Corinthians. Volante comemora boa fase

A escalação do Santos, pelo menos no papel, é ofensiva: Thiago Ribeiro, Gabriel e Rildo são os titulares do ataque do Peixe no Campeonato Brasileiro. Apesar disso, a equipe comandada pelo técnico Oswaldo de Oliveira tem a melhor defesa da competição, ao lado do Corinthians, com apenas seis gols sofridos em 12 jogos disputados. Os segredos, segundo o volante Alison, são o comprometimento dos jogadores e o equilíbrio entre os setores. 

Mesmo com três atacantes, o Alvinegro aposta em um sistema compacto e com a ajuda dos homens de frente na marcação. Nos treinamentos, Oswaldo cobra intensamente os atletas do meio e do ataque para que eles não "larguem" os adversários após serem desarmados em jogadas ofensivas. 

E o comprometimento tem dado resultado. Contra a Chapecoense, por exemplo, além de ter marcado três gols, o Santos sofreu pouco na defesa. Alison acredita que a participação de Lucas Lima e Gabriel, além dos "pontas" Thiago Ribeiro e Rildo na recomposição pelo meio é fundamental.

- Não só o sistema defensivo precisa marcar, mas o time inteiro tem de executar bem o que está treinando. Essa consistência começa lá na frente, com todo mundo marcando. Quem joga nas beiradas do campo precisa acompanhar os laterais. O Lucas Lima precisa ajudar, o Gabriel também precisa marcar o volante. Esse resultado, essa consistência na defesa é por causa disso, com todo mundo se ajudando - disse o volante.

Com 12 desarmes no Campeonato Brasileiro, Alison foi titular nos últimos três jogos do Santos, realizados depois da Copa do Mundo - antes, ele já havia entrado em campo apenas duas vezes na competição, pois havia sofrido com lesões. Aos 21 anos, o volante se inspira em Arouca, sua dupla, para manter a regularidade e crescer.

- Ele (Arouca) é um cara que já tem uma amizade comigo, uma certa intimidade. É um dos meus ídolos e eu tenho ele como referência, não só pelo o que ele é dentro de campo, mas pela pessoa que ele é. Temos uma relação muito boa, dentro e fora de campo. Ele sempre está me ajudando, me incentivando. Quando não estou indo tão bem, ele percebe que estou um pouco chateado e me dá força - falou.

Em busca da regularidade também na tabela, o Santos entra em campo no próximo domingo, às 18h30 (de Brasília), contra o Internacional. Válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, a partida será disputada no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Globoesporte.com

Nenhum comentário: